OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

25/05/2008

O sentimento do Pai


Segue abaixo o possível sentimento, revolta e conselhos de Deus diante de seus filhos desde o princípio até os dias de hoje.
Atenção: análise feita de acordo com a minha interpretação e ponto-de-vista.
Eu fiz os céus, a terra e os mares. Eu criei o homem e lhe dei uma companhia. Eu lhe dei tudo! Mas parece que tudo nunca basta! E o homem me magoou. A partir daqui, muita coisa mudou. Foi como se um desenhista fosse traído pelos próprios personagens. Mas Eu escolhi não passar a borracha. Porque Eu amo o que eu mesmo criei.
O tempo passou e as cidades cresceram. E o pecado cresceu na mesma medida.
Mas o que deu em vocês?
Não falem assim comigo!
Eu sou seu Pai!
Não se afastem de mim! Vocês vão se perder outra vez...
Não julguem minhas decisões! Eu estou fazendo o melhor para vocês! Por que não entendem?
As cidades crescem mais e mais. E o pecado junto.
O que vocês estão fazendo com o que Eu criei? Por que estão derrubando as árvores que Eu plantei? Por que o mar está ficando preto?
Ei!, larguem a internet, larguem a TV, larguem o que vocês não páram de fazer!
Eu sou o Deus! Não percam tempo com esses vícios do mundo!
Como Eu irei reconhecer você aqui em minha Casa no Dia se nem mesmo sei seu nome?
Oh não, e agora? A Noiva está tão atrasada! O que houve com a Igreja? Onde está o amor entre os irmãos? Vocês só pensam em crescer, crescer... por que os líderes tanto brigam? Esqueceram que nada do que pensam vale alguma coisa, se não buscarem a mim? Eu sou Deus! Onde está o amor, o perdão e a comunhão? Ah não, a igreja não... Não a tratem como uma empresa! Dêem as mãos, levantem um ao outro. É assim que se aprende.
Dêem graças a mim, não à sorte ou ao dinheiro.
Leiam o Livro. Instruam-se!
Acordem para o chamado! Os trabalhadores são poucos e o campo é extenso! Não pensem só em vocês! Eu dou, Eu tiro!
Sejam um bom exemplo. Não deixem que seus corações se endureçam!
Não tenham medo de nada! Meus Anjos estão de olho em vocês.
Sejam como o meu Filho!
Caiam de joelhos e orem! Louvem com as mãos, cantem alto, dancem, se alegrem! Vocês logo logo estarão Comigo.
Eu sou o único Deus. E Eu amo muito vocês!
Não percam: Entrevista exclusiva com Deus... no próximo texto.

19/05/2008

A tradução da Bíblia até os confins da terra



Creio que a melhor tradução da Bíblia é a Palavra de Deus agindo através de nossas vidas. Nós, cristãos, somos ou deveríamos ser a tradução mais fiel, corrigida, atualizada, e na linguagem de hoje da Palavra de Deus, onde as pessoas do mundo todo possam ler e entender o projeto divino para a humanidade. Antes de tudo, essa é a tradução que devemos levar aos povos que não tem a experiência da conversão.
Uma língua que não possui a Palavra de Deus ou em que a palavra Deus não se refere ao único Deus criador, ou a palavra Jesus não faz diferença, é uma língua cujas palavras só podem soar mentirosas. O povo falante desta língua fica mergulhado em mentira, e o pensamento deste povo é todo engano. Por isso que o potencial da Palavra de Deus entrando na língua de um povo é tão poderoso quanto as lavas de um vulcão furioso. A Palavra de Deus fazendo sentido em uma língua vai corrigindo e botando a baixo as figuras de linguagem diabólicas construídas no percuro da história daquela língua. A Palavra de Deus em uma língua invade, como um bebê invade o mundo, todo o povo, todo o pensamento, todas as estruturas pecaminosas. O primeiro passo para a conversão de um povo é a língua convertida à Palavra de Deus.
Um povo que não tem Deus e Jesus em seus pensamentos, poemas, canções e orações é um povo que não pode viver sua humanidade completamente. A Palavra de Deus em nossa língua é a única possibilidade humana de encarnar a verdade salvadora.
Levar a Palavra de Deus a um povo significa, assim, ser a Palavra de Deus viva andando sobre a terra, e trabalhar arduamente para transferir a verdade eterna de um modo que o povo entenda, e então iniciar um processo de destruição de um projeto diabólico àqueles homens e mulheres: como as muralhas de Jericó, que ruíram com música, assim vai abaixo o reino infernal que instaurou-se na sintaxe humana, com a Palavra.

O trabalho de tradução da Bíblia

Um tradutor bíblico exige um treinamento muito específico. Normalmente, uma língua sem a tradução da Bíblia é uma língua onde seus falantes não possuem dicionários, gramática, sequer escrita. O missionário deve aprendê-la, descrevê-la, formar dicionários e gramáticas, e iniciar a tradução. Enquanto isso, o povo deve ser ensinado a ler a própria língua. Esse é um processo longo, árduo, e cheio de provações.

A Bíblia no mundo

Hoje, são milhares os povos e línguas que não possuem essa verdade, seja sem a tradução do texto bíblico, seja sem a tradução bíblica, que somos nós. O processo de salvação desses povos pode começar com uma decisão individual: ser uma tradução da Bíblia é ser testemunha viva de Cristo, traduzir a Bíblia para aquela comunidade é perpetuar a Palavra de Deus de geração em geração para além de nossas vidas.

A Bíblia no Brasil

Aqui, no Brasil, há também muita necessidade de tradutores da Bíblia entre os diversos povos indígenas. Mas aqui há uma peculiar dificuldade que há em poucos lugares do mundo. O tradutor bíblico pode se deparar com uma língua super complexa mas com um número de pouco mais de 20 falantes. Pergunto: vale a pena investir nossas vidas para estes 20 falantes? Muitos de nossos missionários respondem afirmativamente a este pergunta.

Muitos povos têm chorado em línguas estranhas a Deus, mas Deus tem ouvido e convocado dos seus para dar ombro, colo e a ensiná-los a língua da alegria e do conforto.
Enfim, eu gostaria de convidá-los a participarem do levante contra a sintaxe infernal, e levar às palavras de todos os homens, a Palavra do único Deus.

11/05/2008

Depois de anos da Reforma Protestante...

Tudo que os reformadores conquistaram foi por água abaixo.
Estamos entregando, de mão beijada, toda luta pelo direito e pelo prazer de se ler e interpretar a Bíblia de volta ao clero.
Descartamos, diariamente, a alegria de descobrir o que Deus quer nos dizer através de sua palavra.
Aguardamos, semanalmente, que alguém, que tenha uma vida dedicada a Deus, nos traga algo novo.
Esperando que a palavra venha de encontro às nossas respostas prontas.
Cremos que, de tanto que já lemos a Bíblia, já exaurimos tudo o que podíamos dela.
Temos medo de lê-la com seriedade e sinceridade pois sabemos que depois teremos de tomar uma decisão.
Preferimos a música que "arrepia" ao invés do louvor.
Não queremos mais buscar a Deus como indivíduos.
Buscamos o barulho do louvorzão ao invés do silêncio do nosso quarto.
Esperamos que peçam perdão, coletivamente, pelos nossos pecados individuais.
Entramos na presença de Deus apenas com o prelúdio da liturgia, e olhe lá...
Não consagramos nem o domingo a Deus que dirá os dias da semana...
Achamos que Deus voltou a morar em templo feito por mãos.

06/05/2008

Código penal da anarquia Cristã


Continuando o tema que tenho seguido em meus últimos posts, onde o cristianismo seria um anarquismo, venho falar sobre o código penal de uma sociedade assim. Apesar de todos terem uma consciência apurada sobre sua função na sociedade, nós estamos suscetíveis a erros. Quando isso ocorre, estamos fugindo do que fomos criados para ser, do que fomos criados para fazer.

Ainda vivemos sob a ação do pecado e a anarquia completa será o céu: a nossa maior esperança; o que temos aguardado. Essa ação do pecado ainda faz com que nós erremos no trato com Deus e com nosso próximo.

Desde pequenos somos treinados para agir de acordo com o que merecemos. Se fizermos alguma coisa boa recebemos uma recompensa, se fizermos alguma coisa ruim recebemos uma pena. Não é diferente quando crescemos. Até a palavra obrigado deriva deste pensamento. Dizemos “obrigado” quando recebemos algo, e assim falamos que somos obrigados a retribuir.

Acontece que na forma de sociedade que tanto falo, não existe pena. Quando uma pessoa foge da lei, ela não recebe pena, recebe amor! Isso mesmo. O favor imerecido que temos é a ação de Deus. Uma vez que fomos criados para nos relacionar com Ele, o pecado entrou e quebrou o relacionamento. Então, se não bastasse termos ganhado o relacionamento com Deus sem merecer, Deus envia o seu filho para, sem pecado nenhum, morrer na cruz, suportando os nossos pecados para ganharmos de presente o relacionamento com Deus de novo.

É estranho pensar que Deus nos ama apesar do que fazemos, e mais estranho ainda é pensar que o crime cometido por mim não receberá pena porque alguém pagou por mim. Mas, apesar de estranho, é necessário, pois não conseguimos pagar o que fizemos. Quando aceitamos a graça de graça, nos igualamos uns aos outros, nos torna pecadores amigos de Deus, sem distinção de merecimento. Acaba com a opressão do merecer!

Jesus se refere ao Reino dos Céus em uma parábola onde todos os trabalhadores, tanto os que trabalharam 1 hora quanto os que trabalharam 12, ganharam o mesmo valor pelo serviço. Estranho pensar que quem trabalha menos recebe o mesmo tanto, acontece que é Deus quem detém o poder de dar a vida eterna, e ele a dá como ele deseja e para quem Ele deseja.

Mais para frente, Jesus se refere à vida eterna como sendo conhecer a Deus. Então o que faria a diferenciação de quem trabalhou mais e menos? Nenhuma, porque somos diferentes, e o parâmetro de Deus anula a competição, ou seja, a sociedade de merecimento.

Agora eu penso, se eu infrinjo a lei e me arrependo, eu não preciso pagar por ela para me relacionar com Deus novamente. E fora isso, ganho o relacionamento com Deus e conheço-o. Como eu posso dizer que eu trabalhei mais e devo ganhar mais se já estou ganhando além do que posso imaginar?

Esse é o código penal de Deus. Receber a morte de Jesus na cruz como pagamento pelo que fizemos. Receber de graça a graça de Deus!