OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

10/02/2009

Sentimentos



Ultimamente tenho estado em contato com o assunto de sentimentos. Esse é um assunto muito sério nas igrejas e um assunto que pode fazer com que nossa vida se torne mais difícil.
Domingo na escola dominical estudamos sobre o salmo 137, um salmo muito forte em que o salmista demonstra ódio pelo povo que o está dominando. É engraçado como algumas vezes tentamos racionalizar as coisas e dizer por que ele disse aquilo, muitas vezes negamos o que sentimos falando que é pecado ou que é ruim. Preste bem atenção, eu não estou falando que devemos pecar e nutrir esses sentimentos, o que estou dizendo é que devemos ser honestos conosco mesmos e sentir o que estamos sentindo.

Quando negamos nossos sentimentos passamos por um processo muito maior para solucionar o problema do que quando deixamos que esse sentimento venha e lidar com ele, dando o tempo dele passar e pensando em como agir. É engraçado que Paulo fala para nós relacionarmos uns com os outros com salmos, e esse salmo 137 é sobre ódio, daí eu acho que a palavra integro faz mais sentido, sentir o que sentimos e lidar com esse sentimento nos controlando para que ele não se torne um pecado e mostrando o que temos sentido uns com os outros.

Acredito também que Jesus em seu ministério da reconciliação tenha dado um fim a um ciclo de sentimentos e ações erradas. Pois Ele sofreu muitas injustiças e crueldades e mesmo assim não descontou nenhum, e ainda por cima nos ensinou como devemos agir quando injustiçados. Ele nos chama a sermos encerradores de ciclos de ódio, desprezo, raiva, orgulho e etc. Como fazemos isso? Perdão! O perdão é a quebra da cadeia e dos sentimentos ruins. Normalmente tenho a tendência a alimentar meus sentimentos ruins e isso sempre me fez mal. Com o perdão a cadeia se quebra e me liberta.

Então, acredito que se nós deixarmos nossos sentimentos serem sentidos e lidar com eles sem alimentá-los quebrando os ciclos com o perdão viveremos melhor e nos tornamos mais parecidos com nosso mestre Jesus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também concordo que com a disposição de perdoar a gente tem liberdade pra sentir o que precisa ser sentido, vivido, e eu acho q isso ajuda a gente a não sermos "pessoas de plástico", mas humanos de verdade. Muito bom o post! Obrigada!

Dé Stutz disse...

Mala, Deus continua iluminando intensamente vocês 4 nesse Ministério que é esse blog. Que assim seja!

Teu post (creio que não seu, mas da parte do Espírito) falou pra caramba comigo.

Abraço!

André

Unknown disse...

Opa! O perdão liberta o que recebe a injustiça, liberta o injusto, e aquele a quem o injustiçado descontaria... todo mundo sai ganhando com o perdão.

Todo mundo saiu ganhado com o PERDÃO de Jesus, menos, é claro, aqueles que não se arrependem...

Arrependimento e perdão são dois irmãos que andam juntos...

Muito obrigado pelas palavras