OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

25/04/2010

Paciência no sofrimento

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Romanos 5.3-4

Durante um período de adversidade em nossa vida muitas vezes pensamos em desistir, deixar tudo pra traz e entregar os pontos. Falta-nos paciência. Não queremos aguardar a resposta de Deus para nossa situação e ansiamos por um resgate imediato.

O apóstolo Paulo nos instrui a ter paciência em um momento de sofrimento, pois isto produzirá aprovação de Deus (conforme a Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

É estranho pensar que a paciência é fruto do sofrimento, como se dependêssemos de sofrer para ter paciência, mas creio que o que Paulo está querendo dizer aqui é que durante o sofrimento temos a oportunidade de desenvolver a paciência.

Precisamos, portanto, desenvolver nossa confiança em Deus durante a tribulação de modo a crer que Ele é poderoso para nos tirar dela e soberano para fazer isto no Seu tempo – só assim conseguiremos ter paciência durante o sofrimento.

Podemos encontrar esta confiança nas próprias palavras do apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios: “Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos”. Vemos que o apóstolo, de maneira nenhuma, nega o sofrimento, mas afirma que nele encontraremos o cuidado de Deus sempre presente e nisto temos a confiança de receber o consolo do Senhor necessário para desenvolver a paciência causada pelo sofrimento.

Aprendendo com os ensinos de Paulo podemos encontrar forças para superar o sofrimento encarando-o como uma oportunidade para crescer na nossa caminhada cristã com a ajuda do nosso Senhor.

19/04/2010

Tratamento de Deus


Muitas vezes me pergunto sobre como Deus agiria na minha situação.
Algumas passagens bíblias me fazem refletir muito sobre isso e saber como Deus age.
Comparar com minha atitude mostra o quanto ainda tenho que caminhar para ser mais parecido com Ele.
No livro de Oséias Deus utiliza a metáfora do casamento para mostrar com o que Ele se preocupa e como Ele age com aqueles que ama.
No capítulo 2 a sequência de versículos parece se contradizer se não entendermos como Deus age.
No início do capítulo Deus se revela um Deus vingador e castigador. Porém quando vemos no final do capítulo a atitude de Deus podemos ver que Deus só faz, ou deixa acontecer, o que diz no início do capítulo.
Em um dos salmos Deus nos informa que gloriará o humilde e agirá a mesma altura do orgulhoso, em minhas passagens frequentes pelo orgulho vejo que a atitude de Deus molda meu comportamento para uma forma melhor.
É o que eu vejo no livro de Oséias, Deus age de forma dura para que o carater do seu povo seja modificado e quando o orgulho deixar de ser o centro a atitude de Deus é tratar o povo até mesmo retirando suas práticas.
Que Deus nos abençoe em nossa caminhada contra o orgulho!

10/04/2010

Lucas McGraw


Lucas McGraw, que qui houve cocê?
Tamo começando a achar que ocê foi tocado
Ouvimo dizer que ocê agora tem religião
E nem sai mais pra ver a gente
Jogou fora o cachimbo e a garrafa de cachaça
E ouvimo dizer que ocê não faz mais as coisas que costumava fazer

Lucas McGraw, que qui houve cocê?
Tá se barbeando todo dia
Não persegue mais muié, e até bejô a esposa hoje
Foi pra igreja domingo passado, apertou a mão do pastô
Dizem até que ocê anda falando sobre um lar além dessa terra

Lucas McGraw, que qui houve cocê?
Ocê nem xinga mais
Tão dizendo que ocê num briga mais, pendurou a espingarda atrás da porta
Toma banho todo domingo, precisando ou não
E vai trabalhar toda segunda, mesmo quando tá calor

Lucas McGraw, que qui houve cocê?
Tamo começando a achar que ocê foi tocado
Ouvimo dizer que ocê agora tem religião
E nem sai mais pra ver a gente
Mas sabe, tamo aqui pensando
Se isso que ocê tem é verdadero
A gente até pode tirá sarro, mas
É mesmo Deus, é mesmo Deus
É mesmo Deus que ocê tá sentindo?