OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

28/06/2010

A melhor seleção do mundo!




Enquanto aguardamos com ansiedade a conclusão deste campeonato, você deve se lembrar de grandes momentos de emoção, terríveis momentos de tensão, momentos em que choramos e momentos em que sorrimos. Pois neste campeonato, há tempo pra tudo...
Vamos trazer a memória o que pode nos dar esperança: você deve se lembrar dos primeiros jogos, quando o time de Adão começou muito mal, com um gol contra, diante de toda a torcida do #jardimdoEden...
A urucubaca continuou, e você deve ter ficado aflito (a) no jogo em que, além de ter chovido demais, os jogadores do time de Noé jogaram como verdadeiros animais. O jogo foi mesmo uma tragédia!
Na partida seguinte, você deve ter ficado no mínimo frustrado (a) quando o orgulhoso time da #torredeBabel, que entrou em campo jogando muito no primeiro tempo, mas no segundo tempo foi uma confusão, parecia que ninguém mais falava a mesma língua.
O campeonato começou a ficar bom mesmo quando o técnico Jacó entrou em campo com seus doze filhos, lembrando que os levitas eram apenas auxiliares técnicos. Você viu também quando Moisés assumiu como técnico de #Israel e goleoou o #Egito por dez a zero! #Israel estava uma praga para o #Egito! #Israel continuou surpreendendo quando enfrentou e ganhou do time gigante dos #filisteus. Alguns comentaristas chegaram a dizer que foi um verdadeiro duelo de Davi e Golias!
Mas, enfim, vimos uma série de erros técnicos sem fim do time de #Israel e, como consequência, foram massacrados sucessivamente pela #Assíria e pelos #Persas.

Na segunda fase do campeonato, você acompanhou o surgimento, no cenário do campeonato, de uma seleção de jogadores escolhidos por Iavé e entregues ao seu filho Jesus, formada por doze jogadores (lembrando que Judas foi expulso no primeiro jogo). Estes jogadores não eram estrelas dos times romanos e nunca tinham sido campeões do mundo, mas quando entraram em campo jogavam com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento.
Foi tão surpreendente a ascensão deste time que, vocês sabem, os times de #Israel e de #Roma deram um jeito nada legal de tirar Jesus de cena; mas seus jogadores continuaram com toda a garra e determinação, e com tanta fidelidade ao treinador expulso do campeonato, que foram chamados de #cristãos.
Temos que dar especial destaque ao excelente atacante e até agora o artilheiro do campeonato Paulo, que antes jogava por #Israel, massacrando os outros times, e agora mudou de time, jogando pelo time de Jesus. Apesar da polêmica discussão com o auxiliar técnico Barnabé, Paulo, formando tabela com Silas e Timóteo, conquistou para os #cristãos a vitória contra os #Romanos, #Gálatas, #Efésios, #Filipenses entre outros, e com especial destaque, ganhando daquele que tem a segunda maior torcida do mundo, e que este ano comemora o centenário, os #Coríntios.

Enfim, os cristãos chegam ao final do campeonato enfrentando aquele time cujo treinador deixou em segredo seu principal atacante, que insiste em chamar de “A Besta”, mas que a imprensa especula ser o próprio Papa ou o presidente dos EUA, ou mesmo, algum jogador de #Israel, revoltado com a deserção de Paulo.
O time rival diz que vai apertar e os #cristãos sabem que enfrentarão um jogo duro, com muitas tribulações. Mas estão confiantes e cheios de esperança, pois eles aguardam uma arma final: o retorno de seu treinador Jesus Cristo.
Por isso, a torcida pode ficar vigilante e confiante, pois o maior artilheiro deste campeonato incentivou a torcida de #cristãos, em uma coletiva aos romanos, às 8h37 de ontem:
- É, com certeza... em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

E aí, você se lembra de mais algum lance importante do campeonato?

19/06/2010

Criação e missão

Ao falarmos da criação, devemos primeiro retirar a idéia de que esta obra está presa no passado e que se concentra apenas nos relatos dos primeiros capítulos de Gênesis. É importante entender que a criação é uma ação dinâmica de Deus ao longo da história, que tem seu início no livro de Gênesis, caminha pela história presente e terá sua consumação na nova criação. Além disso, é necessário compreender a relação entre a criação e a salvação (STEUERNAGEL, 1994).

Neste sentido, este texto procura apresentar a relação da criação com a missão redentora de Deus ao longo de toda história buscando abordar seus principais aspectos nas diferentes épocas da história.

Antes, porém, é necessário apresentar um conceito de missão para que possamos desenvolver sua relação com a criação.

Primeiro devemos ter em mente que quando falamos de missão estamos falando da missio Dei (missão de Deus), ou seja, a missão é de Deus. Isto significa que a iniciativa da missão é dEle (criados no tempo) e os resultados da missão são dEle (criados para Sua glória). Significa dizer que é dEle os recursos para que a missão seja cumprida (criados com capacidades) e que dEle vem a motivação para se fazer missão (criados com amor).

A seguir, o texto foi divido em quatro partes que apresenta com um pouco mais de detalhes cada um destes aspectos da criação.

Criados no tempo

Nosso Deus é eterno. Ele é o alpha e o ômega, o início e o fim. Ele sempre existiu e irá sempre existir (Salmo 90.2). Nosso Deus tem domínio sobre o tempo e é soberano sobre ele. A história da humanidade não passa de um ponto no radar da eternidade de Deus (BELL, 2010).

Então, Deus decide criar. Deus cria os céus, o mar, as estrelas, os animais e o homem. O primeiro passo da missão é dado por Deus na criação. No início de nossa Era Deus rompe a eternidade para se relacionar com a criação. É dEle o desejo e a iniciativa de se relacionar profundamente com a criação.

É Deus quem se achega a nós sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8) e nós tão somente podemos amá-Lo porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.19) tomando a iniciativa ao nos criar.

Temos que ter em mente que o relato da criação registrado em Gênesis fora escrito depois da saída do povo do Egito com o objetivo de mostrar a intenção de Deus em se relacionar com a criação. Neste ponto, Israel estava preste a entrar na terra prometida e, como uma nação que testemunharia o Senhor, deveria expressar esta intenção de Deus em se relacionar com todos os povos.

Agora, nós, em resposta a esta atitude, devemos nos voltar ao Deus da criação e nos relacionarmos com Ele em amor, humildade e confiança. E apresentar este Deus de iniciativas às pessoas que ainda não O conhece.

Criados para Sua glória

No Salmo 19 podemos observar que a criação glorifica a Deus: Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. A criação inerte glorifica a Deus, foi criada para este fim.

Da mesma forma os homens foram criados para glorificar a Deus. Nas palavras do profeta Isaías, lemos: Trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra. A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória (Isaías 43.6-7).

Deus preza e tem zelo pela sua glória (PIPER, 2010). E somos chamados a viver de modo que cada atitude nossa glorifique a Deus (Colossenses 3.17) e, tendo atitudes que glorifiquem a Deus, brilhe nossa luz diante dos homens, para que eles também glorifiquem o nosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16).

Criados com capacidades

Ao criar o homem Deus o capacitou. Ao homem foi dada a capacidade de cuidar da criação e cultivar a terra. Deus capacitou o homem com criatividade para dar nomes aos animais. E, criados a imagem e semelhança do Criador, podemos desenvolver nossas capacidades a serviço do Seu Reino.

Vem também de Deus a nossa capacidade de desenvolvermos nossa salvação, porque é Ele quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2.11-12).

Esta verdade deve ser experimentada na nossa vida diária, reconhecendo que em nós não habita bem nenhum (Romanos 7.18) e voltarmos humildemente ao nosso Salvador, confinando que Ele pode e irá nos resgatar. E, assim, levar esta verdade ao nosso próximo, seja ele quem for.

Criados com amor

Vimos que Deus tomou a iniciativa na criação e que fez isto para Sua glória. Vimos que o Deus nos capacita para a Sua obra. Agora é importante saber que cada uma desta atitude foi tomada, por Deus, em amor.

Quando o Senhor decidiu nos criar Ele sabia o que aconteceria. Sabia que nos rebelaríamos e que o sacrifício do Seu filho seria requerido, mas mesmo assim tomou a iniciativa de nos criar. Em amor, Ele produz em nós o desejo de glorificá-Lo. Ao olharmos para cruz, devemos enxergar que o nosso Senhor estava nos amando não somente naquele momento, mas desde o início quando decidiu nos criar.

Bibliografia

PIPER, John. O zelo de Deus por sua própria glória. Disponível em: http://iprodigo.com/traducoes/o-zelo-de-deus-por-sua-propria-gloria.html. Acessado em 20 de maio de 2010.

STEUERNAGEL, Valdir. No princípio era o Verbo. Curitiba. Encontrão, 1994.

BELL, Rob. Nooma – Tree. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-3450869311833925278#. Acessado em: 19 de maio de 2010.

06/06/2010

Cuidem das minhas ovelhas


Hoje, em cada esquina, tem uma igreja. Ás vezes entramos pensando ser um salão de beleza, mas não, é uma igreja. Eu deveria ficar feliz, não é? Ora, a igreja está se espalhando sem limites! Por que escrever um texto abordando a diversidade de igrejas e denominações?

Em minha opinião, tem denominação que parece até empresa, vive abrindo franquias. E como dão lucro! Clientes ansiosos por um amparo, por respostas, por cura, aparecem na porta da aparente igreja, e ficam. Ficam pensando que terão o retorno esperado.

Quantas, mas quantas pessoas precisam ser ouvidas! Percebo que grande parte dos pastores está preocupada em aparecer no domingo para dirigir o culto e pregar. Só!
Não há um sentimento de preocupação, uma vontade de ouvir as ovelhas, conhecer profundamente a vida de cada uma e orar.
Estão resumidos em cumprir a tarefa de administrar o templo!
Irmãos se afastando, irmãos se desviando, irmãos morrendo, sem ter tempo e incentivo para voltar ao evangelho! Todos nós estamos preocupados em evangelizar, buscar novas almas, e aumentar o número da igreja, mas nem mesmo conseguimos cuidar de quem está dentro.
No capítulo 33 de Ezequiel, Deus mostra claramente a nossa responsabilidade em advertir e orientar o próximo na sua conduta, caso ele se desvie. Se não o fizermos, a culpa da morte eterna dele será nossa.
Deus nos julgará segundo os nossos próprios caminhos. “Se eu garantir ao justo que ele irá viver, mas ele, confiando em sua justiça, fizer o mal, de suas ações justas nada será lembrado; ele morrerá por causa do mal que fez.” (Ezq. 33:13)

Voltando ao assunto, no mesmo livro mencionado acima, agora no capítulo 34, Deus enfatiza o cuidado que os pastores devem ter com suas ovelhas! As ovelhas tendem a se perder e, estando perdidas, são facilmente tragadas pelo mal. Logo, cabe ao seu pastor cuidar, guiar, proteger, aconselhar, tratar as feridas e, caso se percam, procurá-las e trazê-las de volta!
Não lembro agora de já ter lido na Bíblia sobre Deus fazendo um juramento sobre a própria vida como li em Ezequiel 34:8-10. Se os pastores se preocuparem consigo mesmo e deixarem o rebanho de lado, Deus se voltará contra estes pastores e os responsabilizará por cada perda. Cada uma.

Há uma ilustração interessante que me veio à mente: Deus é pastor de todo o rebanho. Nós somos o seu cão-pastor. Ele nos manda ir juntar as ovelhas, organizá-las e protegê-las. Alguns de nós ignoramos a ordem e corremos para o outro lado do campo, indo atrás de achar o nosso próprio osso enterrado.

Quando entrar um perdido na igreja, na hora do culto, esteja ele bêbado, endemoniado ou louco, vamos esquecer os formalismos do culto e chamar esta ovelha desgarrada à frente, para ser clamada a presença e misericórdia de Deus na vida dela.

Que cada um de nós possa começar a se preocupar um com o outro, que os pastores cuidem de seus rebanhos e que juntos, resgatemos a vida daqueles que estão vagando sem direção.