OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

25/09/2010

Saudade de


Brincar na rua, ralar o joelho
Correr da hora do banho, dormir cedo
Assistir minha mãe fazendo bolo, acordar com medo
Voltar pra sala de aula suado, cair da bicicleta
Ver desenho logo cedo, visitar igreja com o meu pai
Dormir na casa do meu amigo, abrir a lancheira no recreio
Achar o Didi engraçado, andar de chinelo Rider
Tirar zero e levar bronca, saber a chamada inteira de cor
Arrancar o dente com a língua, tomar Sustagem
Pegar bicho do pé, pegar fruta da árvore
Ter medo de ficar sozinho, conversar até de madrugada
Juntar moeda pra comprar doce, usar o shampoo do Batman
Ter medo de morrer cedo, fingir estar dormindo
Ser o que eu gostaria de ser, acreditar que há jeito para tudo
Ser tão inocente, não me preocupar com a aparência
Me distrair facilmente, começar tudo de novo
Viver o que eu ainda não vivi, vestir qualquer roupa
Fugir da surra, esconder meus sentimentos
Encontrar respostas, esperar que dê tudo certo
Não entender o que eu fiz, não aceitar quem eu realmente sou
Rir de qualquer coisa, achar que tenho a razão
Pedir perdão, comer de boca aberta
Falar sem pensar, dormir de uniforme
Dizer adeus, matar a saudade.

15/09/2010

Como tomar decisões


André Filipe, Aefe!

Há 2 perguntas na Bíblia que expressam a angústia de dois jovens. As duas são grandes perguntas. O primeiro jovem pergunta sobre o que ele deveria fazer para alcançar a vida eterna (Mc.10.17). É uma boa pergunta, pois aponta que o jovem almeja a vida eterna, isto é, a eternidade em comunhão com Deus. Quantos de nós deixamos de querer alcançá-la? Quantos não estão diante de Deus perguntando: como alcançar um(a) namorado (a)? Qual curso profissional escolher? Como ganhar muito dinheiro? O que fazer para viver de maneira confortável? Que fazer para ser reconhecido? Que fazer para ser amado? Parece-me que não são muitos que estão buscando uma comunhão eterna com Deus.
Este primeiro jovem estava perguntando sobre qual caminho tomar. Mas há uma segunda pergunta que eu considero a mais incrível de todas, na Escritura. Quem faz a pergunta é o compositor do Salmo 119, no versículo 9. Ele interroga sobre como guardar puro o caminho.
A pergunta dele não era sobre direção, mas sobre “modo de fazer” e a sua preocupação não era algo a ganhar (a vida eterna), mas fazer o presenteador feliz. O maior valor para este jovem não era a sua própria felicidade, mas se apresentar diante de Deus de modo agradável

A resposta.
As duas perguntas possuem uma única resposta. Jesus dirige o primeiro jovem para seguir a lei, e o salmista responde ao jovem para que guarde a Palavra (a lei) no coração. Deste modo, o salmo 119 nos apresenta duas dimensões bíblicas a respeito da vida: a dimensão do caminho, da direção, horizontal; e a dimensão do coração, do interior, vertical. “Como tomar uma decisão?”, é da dimensão do caminho, mas a resposta deve ser buscada na dimensão do coração.
Qualquer decisão, qualquer direção, deve ser colocada à luz da Palavra de Deus: qual delas está no caminho da vida eterna? Qual delas é pura diante de Deus?
Além do mais, não podemos fugir de duas outras dificuldades. A primeira é que, após encontrar o caminho correto, como seguir o caminho correto. Saber é diferente de seguir. O próprio salmista, no versículo 5, exclama a dificuldade de firmar os passos na vontade de Deus, e o”jovem rico”, da primeira pergunta, sabia o que fazer, mas desistiu de tentar, porque saber é diferente de seguir. Para seguir o caminho, precisamos rogar a Deus que, através do sangue de Cristo e do espírito de Deus, purifique nosso coração, dia a dia.
A segunda dificuldade é tomar uma decisão entre duas ou três possibilidades viáveis, puras, no caminho, e encontrar, entre elas “a vontade de Deus para minha vida”. Penso que, ao rogar a Deus que purifique o seu coração, ao avaliar fielmente suas opções e ficar com aquelas agradáveis a Deus, deixe de lado a ansiedade e siga corajosa e confiantemente os seus sentidos (o seu coração restaurado), pois quando o coração é puro, ou a direção é correta, ou Deus a endireita, e quando o coração não é puro, simplesmente todas as direções levam para o abismo.

08/09/2010

Anunciando quem Jesus É!

Outro dia estava na fila do RU (Restaurante Universitário) e, como toda universidade, tinha lá um pessoal fazendo divulgação.

Quando vi, achei que se tratava de mais uma festa, mas na verdade era a divulgação de um congresso de Engenharia Mecânica e, por incrível que pareça, estava sendo divulgado por uma mulher.

O que mais me chamou a atenção não foi o fato de a divulgação ser feita por uma mulher, mas sim o slogan, ou melhor, a forma como ela divulgava o congresso. Ela entregava uns panfletos e dizia: “Venha participar. Além de mim terão mais 50 mulheres da engenharia mecânica”.

Sem entrar no mérito de isto ser verdade ou mentira o que me intrigou foi a motivação que aquela menina estava oferecendo para os possíveis participantes. Participar de um congresso de Engenharia Mecânica porque terá mulher? Será que o congresso não seria bom o bastante? Será que o que deveria nos atrair ao congresso seriam as mulheres e não as palestras? Será que as palestras seriam tão ruins que deveríamos ser atraídos pelas mulheres que estariam no evento? Que palestras vão ter? Que assunto será tratado? O que mais posso saber sobre o evento?

Da mesma forma, às vezes vejo a proclamação do Evangelho por algumas pessoas. Jesus não é mais o principal personagem da história. O que está sendo anunciado é o que Ele pode fazer por nós e o que podemos receber dEle. Anunciam: “Venham a Cristo e Ele poderá te dar isto ou aquilo”. Sim, Ele pode te dar bens! “Aceitem a Jesus e Ele te fartará”. Sim, Ele pode te fartar! “Só Jesus pode te perdoar”. Sim, isto é verdade! “Se você quiser ir para o céu tem que acreditar em Jesus”. Sim, isto também é verdade!

Mas quem é Jesus? Jesus não é só um meio para adquirirmos nossos desejos e saciarmos nossa sede (seja ela do que for). Jesus é a própria fonte. Ele é nosso eterno Rei!

Deixo aqui um vídeo muito interessante sobre quem Ele é! Vale a pena conferir!