OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

15/08/2014

A dignidade do evangelho no trabalho - Ef.4.28


André Filipe Aefe

“O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade” - Ef. 4:28

Willie Sutton foi um lendário assaltante a banco dos EUA, a quem um dia perguntaram: “Por que você rouba bancos?”, e reza a lenda que ele respondeu: “Porque é lá que está o dinheiro”.
Os meios inescrupulosos de acumular dinheiro são apenas algumas das características do velho homem, descritas pelo apóstolo Paulo. Agora, ele nos mostra três profundas sentenças sobre a dignidade do evangelho no trabalho, a contrapartida do roubo para aqueles que foram alcançados pela graça.
A primeira sentença nos ordena a abraçar a justiça. Ela diz: “O que furtava não furte mais”. Me parece que há uma parcela de evangélicos que não entendeu isso. Quantos têm trazido vergonha ao evangelho, sendo constrangidos em roubos! Todavia, indo para além do roubo criminal, o “não furtes mais”, que é um eco dos dez mandamentos, aponta para uma justiça que nos leva a não trabalharmos aquém de nossas forças, roubando nossos chefes. Ou, por outro lado, não pagar um salário indigno, roubando nossos funcionários.
A segunda sentença nos ordena a abraçar a produtividade: “antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos”. A solução para o roubo é o trabalho. Mas o apóstolo vai além. O trabalho também possui um aspecto positivo, devemos fazer “algo de útil com as mãos”. O nosso trabalho deve produzir coisas boas para o mundo. Temos que ter consciência do fruto do nosso trabalho sem estarmos alienados, pois o trabalho não é apenas a solução para o roubo ou para o sustento pessoal, mas é também o meio pelo qual o Senhor providencia coisas boas para o mundo através do seu povo.

A terceira sentença vai ainda mais profundo no propósito social do trabalho: “para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade”. O trabalho do cristão não é apenas a contrapartida para o roubo, nem tem apenas como propósito a produção de coisas boas para a sociedade, mas é a solução para a pobreza daqueles que não tiveram a mesma oportunidade. Ou seja, o que ganhamos com o nosso trabalho não é para acúmulo de capital ou construção de um reino pessoal, mas para o auxílio circunstancial do próximo. Quando o evangelho nos transforma, nós abandonamos o consumismo materialista e abraçamos a generosidade.

13/08/2014

O Evangelho: Esta história pode mudar sua vida de uma vez por todas!


André Filipe Aefe

Existem histórias que impactam nossa vida. Algumas nos emocionam, já outras nos entristecem. No entanto, existe uma história que, como nenhuma outra, pode transformar sua vida de maneira profunda e de uma vez por todas. Esta história é importante porque ela tem significados, desafios e promessas poderosas.
Morte e ressurreição de Cristo
A história já é bem conhecida. Você já conhece pelo menos alguma coisa. É a história de Jesus Cristo, filho de Deus. Mas eu quero destacar dois acontecimentos desta história. Não é nem seu nascimento, nem sua obediência a Deus, nem seus ensinamentos. O primeiro evento que eu quero destacar é a morte de Cristo. Jesus Cristo foi morto da maneira mais humilhante, e sofreu horrores jamais sentidos por alguém. Mas o outro evento é a ressurreição de Cristo. Jesus foi morto numa sexta-feira, mas ressuscitou ao terceiro dia. Assim, Ele venceu a morte e está vivo até hoje, reinando com o Pai. Esta história é chamada de Evangelho.
Talvez você conheça esta história, mas não conheça seu significado profundo. Quero destacar dois aspectos deste significado. O primeiro é que Jesus é o Senhor. Com sua morte e ressurreição, Jesus assumiu o controle da história e se tornou o rei de seu povo. Por isso, devemos a Ele obediência. O outro significado é que Jesus é o salvador. Com sua morte na Cruz, Jesus conquistou a salvação do seu povo.
Por isso, esta história possui desafios profundos a você e a mim. O primeiro desafio é acreditar na história e no significado da história. Acreditar, de fato, que o filho de Deus entrou na história, viveu, morreu mas ressuscitou, e neste exato momento está vivo nos céus. Mas também acreditar no significado, acreditar que Jesus é o Senhor e o salvador do seu povo. Não é acreditar apenas em uma história que ocorreu no passado, mas crer que esta história tem um significado para você hoje. Por isso, o desafio é acreditar que Jesus é seu Senhor e seu Salvador. Tanto a história quanto o significado possuem testemunhas confiáveis, que estão na Bíblia Sagrada. No entanto, eu mesmo posso me colocar como uma testemunha desta história, pois eu mesmo fui transformado profundamente por ela.
O segundo desafio é a mudança de vida. Quando você confia que Jesus é seu Senhor, você então percebe o quão distante está a sua vida da vontade de Deus. Neste caso, o seu coração será levado para um um forte desejo de viver de uma forma que agrade a Deus. Você não passa mais a viver para si mesmo, mas para agradar a Deus. Essa mudança de vida se chama arrependimento.
Se você sondar o seu coração e encontrar fé e arrependimento, esta história tem para você ainda duas promessas. A primeira é o perdão. Algumas religiões buscam nos livrar da culpa existencial por intermédio de boas obras. A cultura busca nos livrar desta culpa relativizando os valores. Mas este é um processo de auto-engano pois, embora possamos apagar de nossas mentes a culpa psicológica, todos nós, sem exceção, estamos debaixo de uma culpa jurídica, a culpa de viver de maneira rebelde à Deus, e a pena contra ela é capital! Todos iremos prestar contas disto. No entanto, Jesus Cristo morreu na cruz justamente para pagar nossa culpa. Ele morreu em nosso lugar. Portanto, quando nos arrependemos de nossos erros, podemos estar certos que Jesus Cristo já pagou o preço deles. Não apenas a existencial, mas também a culpa jurídica. A outra incrível promessa é a nova vida. Nós passamos a ter nova vida, pois o Espírito de Jesus Cristo passa a morar em nosso coração, que nos capacitará para vivermos conforme o alegria de Deus. Nesta nova vida, temos o amparo, a direção e a força vinda de Deus. Além do mais, esta nova vida não acabará nunca! Ela está além da própria vida. Pois na Cruz, Jesus Cristo venceu a morte, e todos os que crêem nEle passarão a vida eterna com Ele, em abundância de vida!
Se você creu na história e no significado, e recebeu as promessas, quero lhe mostrar dois preciosos instrumentos dados por Deus para sua caminhada. O primeiro é a Bíblia Sagrada. Ela é a revelação de Deus sobre Jesus Cristo e nela você encontra tudo o que precisa saber sobre viver segundo a vontade de Deus. Leia e estude ela. Indico que você comece pelo Evangelho de Lucas. É por intermédio da Bíblia que Deus fala com você. O outro instrumento é a oração. A oração é o meio de você falar com Deus. A Bíblia diz que Deus se inclina para ouvir aqueles que possuem o coração arrependido. Ela também diz que Ele concederá tudo o que pedimos para que vivamos uma vida que agrada a Deus. Por isso, eu sugiro que, assim que você puder, antes de começar sua leitura do evangelho de Lucas, faça essa primeira oração a Deus:
Bíblia sagrada e oração
“Deus, me ajude a entender as maravilhas deste seu livro sagrado, me ajude a conhecer mais a Jesus Cristo e a sua vontade”.
Além destes instrumentos, Deus ainda lhe concedeu um grande privilégio. Este grande privilégio é o de fazer parte de sua família. Esta família é composta por todas as pessoas, em todos os lugares e épocas, que um dia creram na promessa de salvação em Jesus Cristo. Entre outras coisas, estas pessoas são chamadas de cristãos, pois Cristo é o centro de sua vida; de evangélicos, pois somente o Evangelho de Jesus Cristo é o poder para a sua salvação; e crentes, porque não conquistam estas promessas por obras, mas pela fé. Juntas, elas são chamadas de Igreja, e entre si se chamam de irmãos. Também, porque fomos adotados para a família de Jesus, podemos chamar o Deus, criador dos céus e da terra, de Pai. E Jesus Cristo é chamado de Noivo da Igreja. A Igreja como família de Deus é uma só, mas se divide em inúmeras denominações, como Igreja Presbiteriana, Igreja Batista, Igreja Metodista etc. Há também falsas denominações, que se dizem igreja. A maneira como você descobre igrejas verdadeiras é pelo compromisso com a Bíblia Sagrada e com Jesus Cristo.
Quando você confia sua salvação a Jesus, e é adotado para a família de Deus, você ainda adquire dois maravilhosos direitos. O primeiro direito é o batismo com água. Se você creu, você certamente já foi salvo, mas é seu direito ser batizado, que é a maneira visível como a família de Deus reconhece você como um irmão. Este batismo é feito apenas uma única vez. Outro direito que você tem é de participar da Santa Ceia. A Santa Ceia é uma comunhão especial da família, ocorrida de tempos em tempos, em que ela partilha o pão e o suco da videira, e tem a promessa de que Jesus Cristo está presente espiritualmente, fortalecendo a igreja com alimento espiritual.
Enfim, o meu desejo profundo é que o Evangelho de Jesus passe a ser aquilo que há de mais importante na sua vida. O momento em que você confia em Jesus Cristo pode ser bem diversificado; pode fazer você ter uma mudança radical, ou pode ser simplesmente uma compreensão e uma mudança de direção, sem causar grandes emoções. No entanto, após crer em Jesus, nós passamos a crescer na fé. A Bíblia compara o nosso crescimento na fé com o crescimento de uma árvore, e o modo como andamos com Deus ela chama de fruto. Ou seja, dia a dia o Espírito Santo de Jesus vai regando o seu coração, de modo que sua vida, cada dia mais, vai se tornando abundante e agradável a Deus!

Que o Evangelho de Jesus Cristo seja o seu maior tesouro!

André Filipe Aefe

Blog pessoal: http://migre.me/kZKKQ

05/08/2014

Para guardar o coração na Universidade


André Filipe Aefe


Querido amigo e irmão universitário, gostaria de compartilhar com você alguns conselhos que tiramos de nossa experiência na Universidade, mas também dos anos acompanhando universitários que, como você, amam Jesus Cristo e desejam guardar firme o coração.


a) Guarde seu corpo: da imoralidade e das drogas.


O tempo na Universidade apresentará oportunidades de autodestruição que, a princípio, parecerão muito mais atrativas que em outras fases da vida. Uma destas é a imoralidade. Determinadas festas e amizades farão um grande convite para tornar a sua sexualidade descartável. Já acompanhei cristãos com as mais extravagantes experiências sexuais, mas vazios e arrependidos pelo que fizeram do próprio corpo.
Uma outra forma de autodestruição são as drogas, legalizadas ou não. Uma das cenas mais tristes que vejo semestralmente próximas aos bares das Universidades são jovens inconscientes por beberam demais. Infelizmente, já vi jovens chegarem à Universidade sem terem sequer experimentado cerveja, mas após 3 ou 4 anos, não concluem seu curso por causa da dependência química e das dívidas por causa delas.
Muitas vezes, o que leva estes jovens a se entregarem tão facilmente é a tola ingenuidade de que, o que o mundo tem a oferecer é melhor do que a Graça de Cristo. O livro de Provérbios nos traz algumas advertências sobre este comportamento ingênuo, mostrando que "a falsa segurança dos tolos os destruirá" (Pv.1.32), que "comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações" (Pv.1.31). Mas conclui com esperança: "quem me ouvir (a sabedoria de Deus) viverá em segurança" (Pv.1.33).
Lembre-se que seu corpo, além de ser moradia do Espírito Santo (1Co6.19), é também o jardim guardado para o desfrute dentro no casamento (Ct.4.12).


b) Guarde sua mente: do abandono da fé ou da irrelevância da fé


Outro grande desafio na Universidade não vem das amizades nem do estilo de vida, mas de professores que, do alto de sua arrogância, zombam dos mais de 2.000 anos de pensamento cristão. Não são poucos os casos de professores e disciplinas que afrontam o cristianismo declaradamente. Essas pessoas podem levá-lo a crises de fé e até mesmo ao abandono da fé.
A crise de fé não é necessariamente ruim, e até pode ser muito produtiva, pois pode tirá-lo de uma religiosidade para levá-lo à convicção da fé. No entanto, podemos ser facilmente enredados pelo carisma de professores escarnecedores. Cuidado!, guarde sua mente se lembrando do que disse João: “...nenhuma mentira procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? (...) Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar” (1Jo.2.21-26). Estas verdades alimentaram a mente de grandes pensadores do mundo, dos quais todos somos devedores! Não se envergonhe do Evangelho!
No entanto, há um perigo contrário, o da irrelevância da fé para seus estudos. É o perigo de você relegar seus pensamentos religiosos para os finais de semana e aceitar tudo o que colocam em sua mente sem auto crítica durante a semana. Lembre-se que "os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos" (Sl.19.1) e, portanto, não há nenhuma sabedoria neste mundo à parte da sabedoria de Deus e que "as palavras dos sábios são (...) como pregos bem fixados provenientes do único Pastor. Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limites para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem" - Pv.12.11-13.


c) Guarde sua carreira: do ativismo ou do paternalismo.


Além destes dois perigos iniciais, há ainda o perigo de você perder o foco para o qual você está na Universidade e destruir sua carreira. Há muita coisa com a qual você poderá se envolver na universidade, como esportes, teatro, política e até mesmo em ministérios de evangelização na Universidade, como ABU etc. Essas coisas são maravilhosas. Aproveite o máximo que puder. No entanto, não se esqueça que você está na faculdade para se preparar para um carreira pela qual você glorificará a Deus!
Não se iluda com o fato de ter entrado numa boa faculdade e que isso garante um futuro promissor. Você pode descobrir tarde demais que isso é uma mentira. Você terá que "ralar" como todo mundo! Por isso, manere no ativismo próprio da juventude e invista em sua carreira para a glória de Deus! Aproveite para estagiar nos anos de faculdade, pois você pode correr o risco de concluir o curso desempregado e sem nenhuma experiência!
Um segundo perigo a este respeito é para aqueles que, morando longe dos pais, mas sendo sustentados por eles, se acostumam com este conforto e buscam prolongá-lo o mais possível, postergando a independência financeira para continuar uma vida de ociosidade. Lembre-se da advertência de Paulo: "esforcem-se para (...) trabalhar com as próprias mãos (...) a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém" - 1Ts.4.11-12. Deus, em sua graça comum, ajuda "quem cedo madruga" independente se você é um cristão ou não. Se você for um cristão preguiçoso, você passará fome!
Um parêntese é preciso ser feito. É possível que, no período de faculdade, seu coração esteja voltado quase que irremediavelmente para ministérios de evangelização e serviço à igreja. Avalie corajosamente o próprio coração. É possível que você esteja fazendo a faculdade apenas por uma pressão social ou paterna, mas que sua vocação seja mesmo a de pastor, ou missionário ou outra atividade ministerial. Isso é muito comum. O conselho que eu dou é para que, o quanto antes, resolva sua identidade vocacional e abrace com coragem aquilo para o que o Senhor o tem chamado!


d) Guarde sua comunhão: da solidão, do abandono da igreja e do bom uso de seus dons espirituais.


Este último tópico diz respeito a um perigo contrário ao anterior. É possível que você fique tão absorvido pelos estudos e pelo trabalho, que você se isole do mundo completamente. Você que vem de uma cidade interiorana para uma metropolitana descobrirá que há algo mais terrível que as provas finais: os finais de semana solitários na metrópole. A solidão pode ser agonizante e tão insuportável na cidade grande que tenho visto tristemente muitos estudantes se entregando à depressão e ao suicídio.
Um outro erro daqueles que vem de outra cidade é nunca cortar o cordão umbilical. Você não vai gostar do que vou lhe falar agora: existe uma grande probabilidade de você nunca mais voltar à sua cidade de origem, e nem àquela igreja que você cresceu e fez tantos amigos. E, mesmo se você voltar, nada mais será como antes. Você perceberá que você também não será mais o mesmo que saiu. Quero encorajá-lo a, pouco a pouco, se desligar de sua igreja de origem e engajar-se numa igreja da cidade onde você está. Faça amizades na igreja, sirva a igreja, use os dons que Deus lhe deu na igreja da sua nova cidade. E não apenas isso. Lembre-se de ser um instrumento de Deus na própria universidade. Eu tenho me surpreendido com o número de jovens na Universidade que são totalmente ignorantes da fé crista, e talvez a sua presença dentro da sala de aula nestes quatro anos seja a única chance que aquela pessoa terá para conhecer a Cristo. Não perca esta oportunidade!
Além do mais, abrevie as idas à sua antiga casa e experimente mais a cidade que você está morando. O que tenho visto a este respeito são estudantes que passam todo o seu período de faculdade divididos, mas quando terminam a faculdade, os seus antigos amigos deram rumo à vida, e você não fez nenhuma grande amizade na cidade em que está.
Abra seu coração para uma nova Igreja e para boas amizades cristãs. Mesmo que você tenha vivido um tempo especial na sua cidade anterior, nesta nova cidade Deus pode estar preparando a melhor fase da sua vida, como foi para mim. No período de faculdade eu vivi meus melhores tempos com Deus, desenvolvi minhas melhores amizades e encontrei a mulher com quem me casei.
E é isso o que desejo a você neste período que passa muito rápido, mas que deixará marcas profundas em você como nenhuma outra fase da vida, seja se você a levou de forma insensata, abandonando ao seu Deus, ou se você levou com sabedoria, no Temor do Senhor.
Que o temor do Senhor o acompanhe por todos os seus dias de universitário!