(Coral Watoto) é formado de crianças órfãs. O nome Watoto, em português “As Crianças”, além de denominar o coral, denomina também o projeto de mesmo nome, com sede em Uganda.
O projeto conta com cinco corais que viajam o mundo cantando e mostrando o que Deus tem feito por essas crianças. As viagens são pagas com a venda de artesanatos, camisas e CDs.
Tudo começou com Gery Skinner e sua família. Eles foram para Uganda em 1982, para fazer missões e plantarem igrejas. Ao desembarcarem, conheceram um país marcado pela violência e pela AIDS, onde mais de 30 mil crianças foram forçadas a servir como crianças-soldados. Após seis anos de trabalho ele se encontrou com uma senhora que tinha perdido o marido e seis de seus filhos pela AIDS; o sétimo e último filho estava morrendo pelo mesmo motivo. E esta senhora ainda cuidava de seus 23 netos. Ela disse a Gery que já estava velha, não iria viver por muito tempo e depois... “Quem iria cuidar das crianças?” Assim nasceu o projeto, que hoje assiste a 1.700 crianças.
O site watoto.com destaca que:
- Cerca de 11 milhões de crianças morrem a cada ano ao redor do mundo antes de completarem 5 anos de idade.
- Na África, existem 60 milhões de crianças órfãs ou vulneráveis devido à guerra, AIDS e pobreza.
- Todos os dias 43 mil crianças se tornam órfãs ao redor do mundo.
Existe um provérbio africano que diz: “É necessária uma vila para criar uma criança”. Isso é bem verdade no projeto. As crianças de pais mortos em virtude da AIDS ou violência são adotadas e passam a viver na Vila Watoto, onde são criadas por mães que cuidam de oito crianças em cada casa. Além de terem acesso à escola, alimentação, saúde e casa, as crianças são educadas para se tornarem os futuros líderes de Uganda e transformarem o país. O sonho é replicar o projeto em outros países africanos.
Ao chegar ao local da apresentação já fui imerso na alegria das crianças que cantavam. Elas mostraram, através das músicas, o que Deus tem feito na vida delas. Elas são um exemplo de que a graça de Deus superabunda onde abundou o pecado. Ao acompanhar suas músicas, meus olhos encheram de lágrimas pela alegria com que cantam sobre Deus. Até me imaginei entrando no céu, cantando junto com eles...
Um comentário:
fala Jônatas,
já tinha visto sua propaganda do blog na lista de e-mail da Mocidade, mas ainda não tinha parado pra fazer uma visita decente...
muito bom o Obs-tetras! vou virar uma visita mais frequente! ;-)
abraço!
Postar um comentário