OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

26/02/2008

Grandeza e Felicidade

Estava na casa de uma senhora que contava suas histórias, até que ela se virou para mim. Eu, com 14 anos, guardo o momento como se tivesse sido aqueles disneys em que um grande mago faz a profecia para o herói, por uma bola de cristal ou por desenhos no rio:
- André, ela disse com aquela voz rouca dos velhinhos, e, pelo que me lembro, seu corpo estava iluminado, trovoava lá fora e havia uma trilha sonora dramática – você será um grande homem!
Como os magos que doam uma espada mágica ao herói, ela me deu R$ 50,00 reais e um chaveiro com um versículo. O dinheiro virou um brinquedo e o chaveiro foi para a caixa de recordações, mas aquele momento perseguiu toda a minha adolescência, que se tornou uma corrida em direção a me tornar “um grande homem”! Sempre buscava grandes projetos, um grande sonho, um grande objetivo... e sempre, quando alguém dizia, esse menino vai ser um grande homem, eu me lembrava que havia ainda muito a correr, e não adiantava o quanto fizesse, eu ainda continuava a ser “aquele que ainda vai ser...”
De algumas formas, porém, ganhava tempo e alívio quando alguém me dizia, quando eu informava minha idade: é jovem ainda...
Este ano completei 24 anos, e exatamente no primeiro dia do ano, encontrei-me com um homem qualquer, num momento qualquer, na rodoviária. Conversa de ponto, e ele me perguntou a idade. Quando disse, aguardei, sem expectativa, a frase mágica, é jovem ainda... mas passaram-se segundos demorados, em silêncio, e ele disse: Ah, já tá avançado, já... De repente, choveu de novo, e percebi que aos 24 anos o tempo se esgota, o “ainda” fica nos 23, e “você é jovem ainda” passa a ser conjugado num pretérito mais que perfeito. Enfim, o meu prazo havia acabado e eu estava atrasado para ser uma grande homem.
Cheguei em casa furioso com a profetisa duma figa! E fui logo procurar o chaveiro, para me lembrar... Abri o guarda-roupa, onde estava a caixa de recordações: ela estava iluminada. Chovia muito, eu estava ensopado, uma música grandiosa tocava, e quando abri a caixa, a luz que o chaveiro refletia ofuscou meus olhos. Quando minha visão se recuperou, peguei o chaveiro em minhas mãos e só finalmente li o versículo que estava nele: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Sl. 126.3”.
Este texto é parte de um cântico em que o povo de Israel responde aos povos pagãos que, ao verem os israelitas libertos do cativeiro, surpreendem-se e dizem: “grandes coisas Deus fez a este povo, por isso estão alegres” e o povo responde: “sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”.
A grandeza é um presente de Deus. Não é o povo de Israel que é grandioso, ou que faz grandes coisas através de Deus, mas é que, apesar de ser um povo pequeno, pecaminoso, ingrato, Deus liberta o da escravidão, dando-lhes uma identidade própria, e isto torna o presente grandioso, torna Deus grandioso, e o povo: alegre.
Um grande homem é um homem pequeno feliz, e sua felicidade faz com que o mundo reconheça a grandeza de Deus.
Quando terminei de ler o versículo, fui até a janela, reflexivo, e o sol brilhou forte e magnífico, tocou uma música alegre de clímax de filme, a nuvem formou o rosto da senhora, que sorria para mim. A senhora era a cara de Deus!
E vivi feliz para sempre...

6 comentários:

Mala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maressa R. Prado Cacau disse...

opa! quer dizer q jonatas tb entrou pro time dos blogueiros! bom saber, vou sempre passar por aqui!

bjo

Mala disse...

Hummm
Muito bom aefe!
Acredito mesmo que nossa felicidade mostre Deus aos outros, por mais que eles confundam com outra coisa.
Acho que a felicidade como outros sentimentos são a expressão Deus em nós. Como por exemplo a paz!
Um abraço

Obs.Tetras disse...

Sabe, Aefe, acredito que ninguém chega ao estágio de Grande Homem antes dos 40. A gente precisa de um certo tempo para ganhar essa honra, para ser taxado assim, até porque até agora nada fizemos de mais para merecê-la! Mas sei que voce e todos nós estamos empenhados em nos tornarmos o Homem que Deus deseja! E essa jornada já começou!

Anônimo disse...

muito criativo seu blogger..parabens....
sandymachado@gmail.com

blogger petitsandramachado

Anônimo disse...

assim com Deus é criativo....temos a mesma caracteristica.....criatividade não nos falta..parabens pelo blogger