OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

09/05/2010

Quando Deus muda um nome


Nestes dias veio um pensamento engraçado na minha cabeça. E se Deus mudasse o meu nome? Todas as vezes que ele mudava o nome de alguém na Bíblia, era para transformar profundamente a vida da pessoa. Meu nome já seria um nome mudado, pois foi o que Deus fez com Jacó, por exemplo.
Israel, do hebraico, significa “príncipe de Deus”, ou “campeão com Deus”, ou ainda “lutou com Deus”. Jacó queria porque queria ser abençoado, e lutou insistentemente por isso, até que o Senhor teve que acabar com a “brincadeira” logo de uma vez, deslocando a coxa de dele.
Certamente, Jacó permaneceu mancando a vida inteira, como prova do grande desejo dele de ser abençoado por Deus.

Pelo que me lembro, tudo começou com o primeiro patriarca, Abraão, que no hebraico quer dizer “pai de muitos”. Devido à extrema obediência e fidelidade de Abrão a Deus, Deus firmou uma aliança com o Seu servo e mudou o nome dele, de forma tão grande que ele é conhecido como o pai das nações, o pai do povo de Israel.

No Novo Testamento temos também mais dois grandes homens que tiveram seus nomes mudados e consequentemente suas vidas transformadas. Simão era um simples pescador. Quando Jesus o chamou para segui-lo, chamou-o pelo nome de Pedro, que quer dizer “pedra”. Imagino que Jesus deve ter associado a personalidade firme, forte, rude de Pedro ao significado de seu nome. Pedro deixou de ser um mero pescador para passar a ser um pescador de homens. Um homem que estava sempre ao lado de Jesus, pronto para morrer por Ele, para defendê-lO de qualquer ameaça humana. Pedro é um dos nomes mais conhecidos da Bíblia e, mesmo ele sendo um homem “ignorante”, tinha a característica nítida de liderança frente aos outros apóstolos. Pedro foi o carro chefe da obra missionária, após a ascensão de Jesus. Jesus mudou não só o nome de Pedro, mas todo o significado, sentido e percurso da vida dele.

Por fim, quero exemplificar um dos nomes que considero uma das mais importantes mudanças de vida. Saulo, um homem culto, inteligente e teologicamente correto, perseguia a igreja enquanto os discípulos lutavam para fazê-la crescer. E Deus, na hora Dele, chamou Saulo para deixar de persegui-lo e passar a servi-lo. E Saulo passou a ser chamado de Paulo. E Paulo largou todo o contexto em que vivia e servia, para cumprir o chamado de Deus.

Seria engraçado se Deus mudasse cada um dos nossos nomes, no momento em que Ele mudasse as nossas vidas.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Rael,

texto muito legal. Me fez pensar.

Arrisco dizer que, se Deus mudasse meu nome hj, ele seria: Picafumo Fumaça Miserável da Silva, hahahah

Grande abraço, Rael...

Ps. Como é "Aquele que é assaltado", em grego?

Anônimo disse...

Rael.. texto MUITO bom.. me deu uma luz pro meu estudo da ABU, vou usar a idéia, tá? rs.. Darei os seus direitos autorias amanha na ABU.
Que Deus te abençoe!
Marila

Israel disse...

ahahahahahahahah Bem que o significado do meu nome poderia ser assim mesmo, Aefe! Ia fazer sentido! Mas aí Deus viria e mudaria o meu nome e forma de viver (e deixaria de ser assaltado).
Marila, obrigado por acompanhar o blog!!!
Pode usar o texto à vontade! E brinque ainda mais em cima dele, o que é super possível!
Beijos!

Anônimo disse...

Sinto em dizer que nem um nem outro tiveram seus nomes mudados! Paulo era seu nome grego,e Saulo seu nome hebreu visto que Paulo era grego de cidadania romana, que em caminho de Damasco ouviu em voz hebraica(Saulo, Saulo...)em atos não me recordo o capitulo e versiculo se referem a ele como Paulo, que tambem era conhecido como saulo, ja Pedro como escrito em Atos 10:05 (Agora pois envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro)nunca teve seu nome mudado,na verdade foi chamado pelo seu sobrenome!!!!(1 Corintios 4,6 E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito)...

DOUGLAS MONTEIRO disse...

Gostei muito da colocação do irmão, Deus tbm mundou nome de abrão( Pai Elevado), para abraão (Pai Da Multidão, tbm sarai (princesa triste) sara princesa, é assim que Deus que troca o nosso nome no so o nosso nome mais tbm comoa nossa vida, e era triste agora é feliz, se tinha choro agora a sorriso...