OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

29/06/2008

Arco-íris


Essa foto aí em cima te lembra de que? É o símbolo que representa a causa homossexual!

Estava pensando sobre isso, pois a formação do arco-íris foi uma aliança entre Deus e os homens. Uma aliança onde Deus prometia que não iria mais destruir a humanidade com água, como aconteceu na época de Noé.

Sempre que via o uso da aliança de Deus sendo usada com outro propósito me sentia um pouco mal. Pensei em iniciar uma campanha para que o símbolo fosse usado da forma certa. Pensei em mandar mensagens no Orkut, criar comunidades, enfim todas as formas de divulgação possíveis. Foi então que comecei a conversar com Deus a respeito. O que que eu devia fazer perante isso Deus?

Com o passar da minha vida fui descobrindo que a bíblia está intimamente ligada a princípios e não a regrinhas. Assim também é a aliança de Deus com Noé, e conseqüentemente com a humanidade. A aliança de Deus é uma aliança de misericórdia. Deus realmente tem todos os motivos para acabar conosco, temos deturpado muito o que éramos para ser, temos nos afastado de quem nos criou, seja no âmbito pessoal ou comunitário, nossos pecados tendem ao infinito, o que seria mais do que motivo para Deus destruir a humanidade de novo. Mas o que a aliança de Deus mostra é que esse não é o desejo do nosso Criador, o desejo dEle é que tenhamos vida. A aliança que Deus fez, foi uma aliança assim: Eu posso exercer a justiça em vocês, mas não é isso que vou fazer, eu vou exercer a justiça no meu Filho para que vocês nunca mais sejam destruídos pelo que fizeram, fazem ou farão. O arco-íris representa a graça de Deus, Deus nunca mais nos matará por causa das nossas transgressões. E isso só é possível com a morte de Jesus na cruz.

Tudo bem, mas que que isso tem a ver com os homossexuais?

Eu descobri em minhas conversas com Deus que não há um símbolo que represente melhor a humanidade, isso mesmo não só os homossexuais do que o arco-íris. Ele nos lembra da misericórdia de Deus em nossas vidas, apesar de errarmos. Acredito que, sem saber, eles escolheram o símbolo que mostra a sede da humanidade pela graça de Deus, pelo perdão, pelo amor divino, pela morte e expiação de Jesus na cruz pagando pelos nossos pecados. Tanto os dos homossexuais como os heterossexuais, tanto dos carnívoros como os vegetarianos, tanto corintianos como palmeirenses, tanto espíritas como evangélicos, e assim em diante.

O arco-íris representa um pedido de amor no âmago da nossa alma, um pedido de perdão por nos afastarmos tanto do nosso Criador. Não importa o que você faz de errado ou certo, não importa o que você tem, não importa a sua imagem, importa quem você é! E Jesus morreu na cruz para resgatar quem você é! Seja você um pervertido, um homossexual, um ator pornográfico, um traficante, um hipócrita, um assassino, um mentiroso, um orgulhoso e assim por diante.

Vamos parar de levantar bandeiras que nos separam, vamos levantar juntos a bandeira do amor de Deus por nós! E assim vamos voltar ao que éramos para ser.

23/06/2008

Entrevista com Deus

Hoje vamos entrevistar nada mais, nada menos, Deus.

Israel: Bom dia, Senhor. É um imenso prazer ter o Senhor aqui presente, fisicamente falando.

DEUS: Bom dia, filho amado. Bom dia a todos que me ouvem, é um prazer estar aqui.

Israel: Quero começar nossa conversa com uma primeira dúvida: como se sente diante do estado atual de toda a sua criação?

DEUS: Fico triste com o poder do pecado sobre as pessoas e pela fácil aceitação delas em relação a isso. Mas também me alegro pelo avanço do evangelho e pela motivação dos jovens em me servir.

Israel: Há realmente anjos nos protegendo, em todos os lugares?

DEUS: Sim, preparei um exército inteiro, e estão exatamente aqui nesse momento, cada um com sua espada e brilhando mais que o sol. Você não consegue ver?

Israel: Não, mas eu acredito... éééé, quando o Senhor pretende voltar?

DEUS: Por que se preocupas tanto com o que há de vir? Não sabes, pois, que isso não te compete? O que virá é da minha conta, não da sua...

Israel: O Senhor criou vida em outro lugar, além do Planeta Terra?

DEUS: Você tem alguma pergunta de cunho espiritual?

Israel: Perdão, são só curiosidades. Agora uma pergunta dos internautas: onde o Senhor tem estado?

DEUS: A questão não é aonde eu tenho estado, e sim, aonde vocês têm estado. Vocês estão sempre exigindo provas de mim, de amor, de aceitação... e vocês, quando vão provar que confiam em mim sem que eu tenha que dar nada em troca?

Israel: Judas foi pro céu?

DEUS: Você vai ver...

Israel: Para finalizar, que mensagem o Senhor nos deixaria?

DEUS: Preguem o evangelho onde for, amem-se uns aos outros e resistam ao mal na igreja, na casa de vocês, na rua, na escola, no trabalho...

Israel: Muitíssimo obrigado. Foi uma honra conversar pessoalmente com o Senhor. Mal posso esperar pela sua volta.

DEUS: Trouxe um presente para vocês, brasileiros. Paulo pediu que eu entregasse uma carta que ele escreveu para seu povo, sua igreja. Se ele tiver sido rude, não se acanhem, ele é bom nisso.

Israel: Nossa, uau!!! Obrigado mais uma vez.

17/06/2008

A parábola do bom corintiano


E eis que certo homem, doutor em teologia pela Theological University, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova, e disse-lhe:

- Mestre, sinto-me sem identidade nestes tempos modernos. Olhe bem: Sigmund Freud, pai da psicanálise, afirma que não somos responsáveis pelo que pensamos, pois não podemos controlar nosso inconsciente. Charles Darwin, o pai da teoria da evolução, nos diz que somos obra de um processo evolutivo gerado pelo acaso, e com Ferdinand Saussure, pai da lingüística, descobrimos que não produzimos nossas frases, mas são fruto do meio em que vivemos! Aí vem, finalmente, Karl Marx dizendo que nossas ações não passam de uma resposta ao sistema ideológico do qual fazemos parte. Diante de tudo isso, eu não sei mais quem somos... Quem somos nós, mestre?

Então, Jesus lhe perguntou:
- Que diz a ciência?
A isto, ele respondeu:
- Que somos seres humanos.
Então, Jesus lhe disse:
- Respondeste corretamente; seja, portanto, humano.
Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:
- Como, então, sendo humano, posso agradar a Deus?
E Jesus propôs uma parábola, dizendo:
- Certo pai de família vivia numa cidade muito pobre. Buscando uma vida melhor, foi tentar a vida na cidade grande, mesmo tendo toda a sua família contra esta decisão.
Chegou na cidade sem casa, sem esposa, sem dinheiro e sem trabalho. Viveu de bicos, morando em pensões sujas, comendo pouco e perdendo sua identidade e os demais documentos. Passaram-se meses, anos, e nem trabalho vinha, nem dignidade ficava. Foi morar na rua e, de vergonha, não falava mais com sua esposa e filhos.
Casualmente, um grupo de pessoas que entregava lanche à noite para os moradores de rua, aconselharam- no a buscar ajuda em uma igreja evangélica.
A primeira que freqüentou foi uma igreja evangélica tradicional. Sentiu-se mal por que todas as pessoas vestiam-se muito bem, pareciam muito felizes e muito ricas, enquanto ele estava sujo, com roupas rasgadas e barba por fazer. Após ser cumprimentando com a alegria exigida aos diáconos, foi aconselhado a sentar mais no fundo, para que seu cheiro não incomodasse os demais. Ao sair, ofereceram uma cesta básica...
Numa igreja evangélica pentecostal sentiu-se mais à vontade. Havia muitas pessoas e ninguém reparava em sua presença. Também, pôde cantar alto, gritar, explodir em emoções. Mas, ao final, deixou na igreja todo o pouco que recebera de esmolas, induzido pelo pregador, com a promessa de que receberia o dobro, que nunca veio.
Cansado e desiludido, voltava às ruas não querendo mais saber de igrejas.
Certo ateu, marxista, darwinista, corintiano e com tendências espíritas, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, conversou com ele: pagou-lhe um almoço; uma pensão; mandou fazer toda a sua documentação e, finalmente, arrumou um emprego para o mendigo, que agora podia voltar para sua família com maior dignidade.
Qual destes três, os humanos tradicionais, os humanos pentecostais ou o ateu, agradou mais a Deus pai?
Respondeu-lhe o doutor em teologia:
- O que usou de misericórdia para com o outro.
Então, Jesus lhe disse:
- Vai, e procede tu de igual modo.

Despedindo as multidões, Jesus chegou-se aos seus discípulos e disse:
- A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam. Vão, e anunciem a Palavra de Deus por todo o mundo, com o que vos darei.
Nisto, distribuiu-lhes instrumentos musicais. Ao que seus discípulos interrogaram:
- Mestre, como anunciar a Palavra de Deus com instrumentos musicais, sem palavra humana?
Ao que Jesus respondeu:
- A palavra do homem não têm em si mesma nenhuma consistência. A Palavra de Deus não é ciência é consciência. Vão e falem aos corações humanos.

09/06/2008

O primeiro passo da Missão – o mais profundo do nosso coração

Todos precisam ouvir falar do sacrifício libertador de Jesus na cruz. É necessário que missionários (toda pessoa que teve um novo nascimento) entrem em lugares nunca antes alcançados. Lugares onde ainda não teve o toque transformador do Espírito Santo de Deus. Onde o perdão de Deus ainda não restaurou. Onde o amor de Jesus ainda não curou.

Precisamos, sem mais demora, invadir este lugar!

Geralmente este lugar é muito fechado, temos medo até de falar sobre ele. Quando pensamos que algum dia teremos que romper nossas barreiras do medo e enfrentar este lugar logo nos enfraquecemos, nos afastamos, desistimos.

Às vezes Deus coloca pessoas na nossa vida que insiste em nos levar para lá! Começa com uma conversinha boba é logo está tocando no assunto, mas nós logo mudamos de assunto, criamos todo o tipo de barreira e nos fechamos!

Este lugar, exatamente este lugar, é que Deus quer tocar! Quer transformar! Quer cuidar! Quer trazer vida e libertação! É nesse lugar que vai começar a nossa reconciliação com Deus!

Nosso primeiro passo na caminhada cristã deve ser em direção a este lugar! Se no final de nossas vidas tivermos alcançado o mundo inteiro e este lugar não for tocado teremos vivido em vão!

Mas às vezes não sabemos muito sobre este lugar, e logo colocamos desculpas para não ter que ir pra lá! Muitas vezes falamos que nem sabíamos que ele existia, mas ele sempre esteve lá, mais próximo do que imaginávamos.

Talvez este lugar não seja tão desconhecido assim, talvez até saibamos detalhadamente o problema dele, mas fazemos vistas grossas. Talvez até tenhamos passado por lá algumas vezes, mas percebemos que não conseguiríamos mudar nada então deixamos de lado e continuamos vivendo. Precisamos entender que enquanto este lugar não for totalmente curado, transformado e reconciliado com Deus, nunca seremos completo, nunca viveremos plenamente.



Que nosso Deus de amor nos ajude a alcançar o mais profundo do nosso coração!

03/06/2008

Entrando no Céu com Watoto

Fui convidado para assistir a um coral de crianças da África, que se apresentaria pela primeira vez no Brasil.1 Como amo o povo africano, o convite me fez muito feliz. O Watoto Choir

(Coral Watoto) é formado de crianças órfãs. O nome Watoto, em português “As Crianças”, além de denominar o coral, denomina também o projeto de mesmo nome, com sede em Uganda.

O projeto conta com cinco corais que viajam o mundo cantando e mostrando o que Deus tem feito por essas crianças. As viagens são pagas com a venda de artesanatos, camisas e CDs.

Tudo começou com Gery Skinner e sua família. Eles foram para Uganda em 1982, para fazer missões e plantarem igrejas. Ao desembarcarem, conheceram um país marcado pela violência e pela AIDS, onde mais de 30 mil crianças foram forçadas a servir como crianças-soldados. Após seis anos de trabalho ele se encontrou com uma senhora que tinha perdido o marido e seis de seus filhos pela AIDS; o sétimo e último filho estava morrendo pelo mesmo motivo. E esta senhora ainda cuidava de seus 23 netos. Ela disse a Gery que já estava velha, não iria viver por muito tempo e depois... “Quem iria cuidar das crianças?” Assim nasceu o projeto, que hoje assiste a 1.700 crianças.

O site watoto.com destaca que:

- Cerca de 11 milhões de crianças morrem a cada ano ao redor do mundo antes de completarem 5 anos de idade.

- Na África, existem 60 milhões de crianças órfãs ou vulneráveis devido à guerra, AIDS e pobreza.

- Todos os dias 43 mil crianças se tornam órfãs ao redor do mundo.

Existe um provérbio africano que diz: “É necessária uma vila para criar uma criança”. Isso é bem verdade no projeto. As crianças de pais mortos em virtude da AIDS ou violência são adotadas e passam a viver na Vila Watoto, onde são criadas por mães que cuidam de oito crianças em cada casa. Além de terem acesso à escola, alimentação, saúde e casa, as crianças são educadas para se tornarem os futuros líderes de Uganda e transformarem o país. O sonho é replicar o projeto em outros países africanos.

Ao chegar ao local da apresentação já fui imerso na alegria das crianças que cantavam. Elas mostraram, através das músicas, o que Deus tem feito na vida delas. Elas são um exemplo de que a graça de Deus superabunda onde abundou o pecado. Ao acompanhar suas músicas, meus olhos encheram de lágrimas pela alegria com que cantam sobre Deus. Até me imaginei entrando no céu, cantando junto com eles...