OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

29/11/2009

Larguei tudo?

Outro dia fui surpreendido por uma pergunta de um amigo da época da faculdade que acabara de me adicionar no MSN: É verdade que você largou tudo?

Parei, pensei um pouco e respondi: Não não! Larguei o emprego!

Esta pergunta me fez pensar...

Quem dera meu emprego fosse tudo o que Deus exigisse de mim. Quem dera abrir mão de um trabalho fosse tudo, mas não é!

Deus quer tudo de mim!

Minhas fortalezas e minhas fraquezas.

Meu orgulho e minha humildade.

Meus medos e coragens.

Meus sonhos e pesadelos.

Minhas tristezas e alegrias.

Deus quer minha vida!

Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha [Jesus] causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira.

Evangelho de Marcos capítulo 8 versículo 35

23/11/2009

Oração

Me ajude a ser um canal da Tua paz
Que onde houver ódio, eu leve amor
Que onde houver ofensa, eu leve o perdão
Que onde houver discórdia, eu leve harmonia
Que onde houver mentira, eu leve verdade
Que onde houver dúvida, eu leve fé
Que onde houver desespero, eu leve esperança
Que onde estiver sombrio, que eu leve luz
Que onde houver tristeza, eu leve alegria
Que eu procure preferencialmente confortar do que ser confortado
Que eu procure entender ao invés de ser entendido
Que eu procure amar preferencialmente do que ser amado
Porque é perdendo que se acha
e é perdoando que se é perdoado

Oração de São Francisco

17/11/2009

Tudo o que eu faço

Nunca consegui me esconder num lugar onde você não pudesse me ver
Preso entre o modo que sou e o que quero ser
Você pode tirar a máscara que esconde o homem interior
Você iluminou os caminhos de trevas que eu neguei

E embora tudo o que você vê
Você continua a me erguer

Tudo o que eu faço, faço por você
Através de cada teste de fé que me faz passar
Até o caminho por onde ando é reto e verdadeiro

Uma a uma você molda as bordas do meu coração
Até você ver a dureza e a teimosia se acabarem
Você me faz ver o meu orgulho
E me puxa para o seu lado

Embora eu chegue perto da imagem que você planeja para mim
Eu nunca serei tudo o que estou destinado a ser
Até que face a face eu O veja


Tradução de 'Till Everything I do - PETRA

10/11/2009

Esboço para um vocabulário de missões

Eis um breve esboço, compilado de um monte de rascunhos meus, na tentativa de delimitar e definir algumas coisas que dizem respeito a missões, tais como evangelização e missões, dons e talentos, etc etc e tal.

Missão ou missões

Uma das minhas dúvidas diz respeito à discussão sobre se usar missão, ou a missio dei, ou missões, no plural. Porém, quando tratamos daquele fim último do ser humano, do serviço cristão, do própósito do indivíduo na terra, prefiro usar missões no plural. Explico: Não gosto do uso de Missão de Deus, ou Missio Dei, pois Deus não tem missão, quem tem missão é submisso a alguém ou a alguma coisa e Deus não é submisso a ninguém, pelo contrário, Deus manda, Deus envia, Deus missiona.

Agora, mesmo que o termo no singular seja entendido como missão dada por Deus aos homens, ainda assim creio que não se encaixa, pois a premissa é de que a ordem é única para todos, mas entender o serviço cristão como um só, como uma única missão é desconsiderar a vocação e direção diferenciada e plural no meio da igreja, e abre as portas para anemizar os crentes que poderão considerar que estão "na missão" indo à igreja todos os domingos, juntando-se à manada e fazendo aquilo que chamam de adorar a Deus.

Por outro lado, possibilita o surgimento da hierarquia do ministério cristão, quando um diz: sou evangelista, sou da missão; e o outro: sou advogado na cidade em que nasci, então não sou da missão; ou, ainda: sou integralmente sustentado pelo igreja, sou da missão; e o outro: sou mantenedor financeiro, não sou da missão, mas colaboro; etc etc.

Creio, porém, que Deus tem duas ordens gerais a todos os crentes, que são:
- de Ser: Glorificar a Deus;
- de Serviço: levar outros a Glorificar a Deus.

Do ser, é da nossa identidade cristã, já o serviço é a missão, que está inteiramente ligada à identidade.

Deste modo, a forma como o indivíduou irá desenvolver este serviço, esta tarefa, é específica, é individual, e plural na igreja. Isto é, Deus não chama todos para evangelizar o mundo, mas sim ele direciona o fulano para ali para fazer aquilo, e o sicrano para lá para fazer aquiloutro.

Resumindo: Deus não tem uma missão; Deus escreveu uma história em que seu nome é glorificado em todo o nosso planeta, por toda língua, povo e nação, e por sua infinita graça, Deus usa a igreja para fazer parte deste movimento e isto através de missões (no plural) singulares e individuais dadas a cada crente.

É por isso que eu creio que missões é o conjunto do esforço da igreja, no período entre Atos 2.1-14 (evocando Isaías 11.8) e Apocalipse 7.9-11, de fazer brilhar o conhecimento da Glória de Deus por toda a terra. Missões não é uma manhã límpida com um sol brilhando, isto será a eternidade, missões é um céu estrelado numa noite escura, considerando que estas estrelas não refletem luz própria, mas são como a Lua, iluminam o mundo refletindo a luz do Sol. E a igreja é este corpo celeste.

Assim, o nosso ser, a nossa identidade, é adorá-lO, e a nossa missão, proveniente do ser, é espalhar a Glória pela terra, dirigido por Deus, de forma individual e particular, no decorrer da nossa vida. E a missão do crente é realizada como igreja, como corpo de Cristo, de forma corporativa, pelo poder do Espírito Santo. Daí que é válido falarmos um pouco dos ministérios gerais que a igreja desenvolve, ou seja, as missões da igreja, já que missões, ministério e serviço tem o mesmo sentido aqui.

Não dá para detalhar aqui, mas passarei voando por cima, de forma panorâmica, da forma como os organizei.

- Quanto às missões últimas, gerais, definidas pela necessidade humana, das quais todas as outras se adequam a elas, são:
a) Evangelização, discipulado e plantação de igrejas;
b) Pregação e ensino das Escrituras;
c) Comunhão e intervenção sócio-cultural.

- Quanto aos desafios missionários atuais, definidos pela barreira para o estabelecimento do Reino, relacionei de forma geral estes:
1) Tradução da Bíblia, pela barreira da língua;
2) Perseguição da igreja, pela barreira política, institucional ou religiosa, com riscos graves de vida;
3) Povos sem cristãos, cuja barreira é a própria ausência de quem apresente o evangelho;
4) Povos pós-cristãos, cuja barreira é o desdém, um lugar que costumo chamar de uma parede cheia de buracos, em que o evangelho já foi pregado várias vezes, mas não se firmou, pelo contrário, foi retirado todas elas por vãs filosofias de vida.
5) Igreja desmobilizada, cuja barreira é a própria igreja que não assume a vocação do serviço.

- Quanto à força missionária, é importante entendermos e estudarmos um pouco sobre vocação, direção, dons, aptidões e talentos.

Este é só um esboço para futuros estudos, e gostaria muito de ouvir contribuições para estes esquemas.

03/11/2009

Vida eterna? Pra que? Por quê?

Paraíso, céu, vida eterna. Estes são termos comuns nos nossos dias, quer você seja crente ou não. Afinal, pra que serve o céu? Por que eu deveria me preocupar em ir pra lá?

Considero muito importante estas perguntas, pois ela pode revelar muito sobre nosso relacionamento com Deus.

Gostaria que antes que você continuasse a ler este texto, respondesse estas perguntas sinceramente (não pense em qual é a resposta certa, mas em qual é a sua resposta).

.

.

.

Muitas respostas podem ter surgido em sua mente e não sou eu quem vai julgá-las, mas gostaria de compartilhar algumas respostas que já dei a estas perguntas e talvez você se identifique com algumas delas:

— Ah... Porque é melhor ir pro céu do que ir pro inferno!

— Porque no céu todos serão felizes, não terá mais doenças, etc...

Vejam bem, estas respostas não estão erradas, ou melhor, elas não são mentiras – são verdades. Mas será que é isto que deve nos motivar a ir pro céu?

Sinto-me forçado a afirmar que se as únicas motivações que nos fazem desejar o céu são estas creio que dificilmente estaremos lá pra saber como que é.

Antes de expressar, o que creio eu, qual seria a motivação que deve gerar em nós o desejo de ir pro paraíso devemos definir primeiro o que é a vida eterna.

“Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Oração de Jesus registrada no capítulo 17 do evangelho de João.

Podemos concluir então que vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo. E por isso que é eterna, pois passaremos a eternidade inteira buscando conhecê-Lo.

Permitam-me chegar à conclusão de que o que deve nos motivar a ir para o céu é o desejo de conhecer a Deus e a Jesus Cristo voltando ao relacionamento pleno com Ele.

E este desejo deve começar agora, ainda em vida!

É interessante notar ainda, que este é o desejo de Deus – de voltarmos ao relacionamento pleno com nosso Criador – e Ele escreveu a história de forma perfeita para que um dia isto se cumpra.

Não escrevi este texto para que, agora, você tenha a resposta correta a estas perguntas, mas pra que a cada dia você permita que Deus sonde o seu coração e revele qual tem sido sua motivação de viver a eternidade ao lado dEle e assim inicie, aqui e diariamente, a busca pelo conhecimento de Deus.

Que Deus nos ajude a colocar as motivações corretas no nosso coração.