OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

31/03/2011

Eu sou cArente

Quando eu ouço o termo “crianças carentes”, imagino aquelas crianças sem pai e sem mãe e que precisam de uma atenção maior. Mas carência é um sentimento que qualquer um de nós tem. Até mesmo naquele que nasceu numa família tipicamente nordestina, na qual o padrão mínimo é ter 5 filhos, este sentimento se manifesta.

Onde eu trabalho, há um colega que sempre se levanta do lugar dele para participar de uma conversa que está acontecendo ao redor, mesmo se ele não foi chamado e mesmo se ele não tem nada a ver com o assunto. Eu, que só observo, acho esse fato engraçado, porque acontece literalmente sempre. Primeiro ele fica de olho nas possíveis conversas, toma conhecimento do assunto, se levanta, entra na roda e dá as suas opiniões. Pura carência.

Sabe aquela pessoa que fica no seu pé, tirando você do sério, se metendo na sua vida, dando palpite em toda e qualquer situação? É carência. Ela quer ser ouvida, recebida em seu meio. Ela precisa da sua atenção antes que seu vazio se esvazie ainda mais. Você, meu caro, pode ser tudo o que essa pessoa tem. E enquanto você não suporta essa pessoa tão carente, que não te deixa em paz um só segundo, ela está simplesmente buscando alguém que se importe com ela. Talvez ela não te trate bem, talvez ela só te critique e até te afaste pelo modo dela ser e agir, mas isto não passa de um escudo que ela tem para se proteger de qualquer rejeição ou reação adversa. É a forma que ela encontra para não se decepcionar.

Há pessoas que casam com qualquer um porque temem ficarem sozinhas e há pessoas que não conseguem assumir um relacionamento fixo e fiel porque tem medo de se comprometerem demais. Qual destes é carente? Todos. Quem casa sem escolher o companheiro com os olhos da mente e do coração, está assinando uma carta de divórcio antecipada ou pelo menos um tratado de infelicidade. E isso porque tem medo de acabar a vida sozinha. Medo de não ter com quem conversar, com quem compartilhar os conflitos e expressar os sentimentos. A carência pode nos fazer tomar grandes decisões de forma irresponsável. E isto pode afetar toda a nossa vida. Quem não consegue manter um relacionamento com a mesma pessoa por muito tempo, acredito que seja porque não consegue encontrar alguém que se importe de verdade com o que ela sente ou talvez porque ninguém é suficientemente o bastante para corresponder a todos os âmbitos da vida dela mesma.

Todos nós temos um vazio dentro de nós. Eu tenho meus momentos de carência e você tem os seus. O que me ajuda a suprir isto é passar a maior parte do tempo com as pessoas, mas não na forma física simplesmente, mas me envolvendo de coração com elas. Pode ser um grande risco? Sim. Você terá que se expor? Sim. Pode se decepcionar no final? Talvez. Mas tem vezes na vida que precisamos quebrantar o nosso coração, abrir mão do nosso orgulho e aprender que as pessoas não servem somente para nos satisfazer. Se quisermos ser correspondidos, temos que fazer parte da vida delas, aceitando as qualidades e os defeitos. Mas se dependermos dos outros para cobrir nossas carências, nunca nos sentiremos seguros o suficiente, pois as pessoas se cansam, se esgotam e mudam.

Agora, este seu grande vazio aí, só uma pessoa pode preencher completamente. E eternamente.



Nenhum comentário: