OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

11/03/2009

Integridade



Uma vez um amigo meu que estuda letras me disse a origem da palavra sincera. Ela vem de um costume dos artesãos em épocas passadas que para disfarçar os erros cometidos em alguma escultura colocavam um pouco de cera, quando uma escultura era "sin cera" significava que ela era autêntica pois, mesmo que tivesse erros, os mostrava porque não continha cera.

Estive pensando um pouco sobre o que isso tem a ver com nossa integridade. E pensei que talvez a palavra integridade trouxesse uma conotação de perfeição para nós. Acho que esse significado não seja o ideal, acho que ser integro não é uma pessoa que segue todas as leis e comportamentos corretos. Acho que uma pessoa integra é aquela que não tem cera para cobrir as suas falhas. A integridade é demonstrada, no meu ver, através de um reconhecimento inteiro de si mesmo, incluindo os defeitos de caráter.

Vejo também que a conotação de integridade na nossa sociedade clerical faz com que neguemos alguns “errinhos” pensando que o melhor seria uma cerinha para ficar com cara de perfeito! Daí lembra um pouco o último texto que postei, chamado Sentimentos.

Acredito que quanto mais nos lembrarmos de nossas falhas e do poder restaurador do nosso Mestre, mais íntegros seremos.

Vale a pena lembrar a comparação que é usada na Bíblia, de Deus ser o oleiro, e também da música que pede pra Deus quebrar e fazer de novo, acho que pulamos o quebrar com uma cerinha...

Vamos cantar: Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo, integro e sincero.

3 comentários:

Teóphilo Noturno disse...

Hoje em dia vivemos o evangelho das aparências: desde o simples frequentar um templo no fim de semana até o comportamento durante um culto que deveria ser racional, mas muitas vezes não passa de uma exibição de quem tem mais "poder"...
Mas Paulo até sobre essas aparências nos adverte:
"...Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (II Timóteo 3:5)
Estejamos atentos às aparências!!!

Muito bom este texto! Vou passar a acompanhar o blog e, se desejarem, podemos ser parceiros de banners.

Que Deus os abençoe!

Anônimo disse...

Bom Jônatas....Gostei...Abraços.

PRiSCa disse...

"E pensei que talvez a palavra integridade trouxesse uma conotação de perfeição para nós. Acho que esse significado não seja o ideal, acho que ser integro não é uma pessoa que segue todas as leis e comportamentos corretos. Acho que uma pessoa integra é aquela que não tem cera para cobrir as suas falhas."

Posso ser fã de vc?

Huahua!
Achei seu blog meu querido amigo!!!
Gostei demais vou add o link no meu blog!!

depois vc da uma passada pelo meu

abração!

www.prisca-prisca.blogspot.com