OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

25/04/2010

Paciência no sofrimento

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Romanos 5.3-4

Durante um período de adversidade em nossa vida muitas vezes pensamos em desistir, deixar tudo pra traz e entregar os pontos. Falta-nos paciência. Não queremos aguardar a resposta de Deus para nossa situação e ansiamos por um resgate imediato.

O apóstolo Paulo nos instrui a ter paciência em um momento de sofrimento, pois isto produzirá aprovação de Deus (conforme a Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

É estranho pensar que a paciência é fruto do sofrimento, como se dependêssemos de sofrer para ter paciência, mas creio que o que Paulo está querendo dizer aqui é que durante o sofrimento temos a oportunidade de desenvolver a paciência.

Precisamos, portanto, desenvolver nossa confiança em Deus durante a tribulação de modo a crer que Ele é poderoso para nos tirar dela e soberano para fazer isto no Seu tempo – só assim conseguiremos ter paciência durante o sofrimento.

Podemos encontrar esta confiança nas próprias palavras do apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios: “Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos”. Vemos que o apóstolo, de maneira nenhuma, nega o sofrimento, mas afirma que nele encontraremos o cuidado de Deus sempre presente e nisto temos a confiança de receber o consolo do Senhor necessário para desenvolver a paciência causada pelo sofrimento.

Aprendendo com os ensinos de Paulo podemos encontrar forças para superar o sofrimento encarando-o como uma oportunidade para crescer na nossa caminhada cristã com a ajuda do nosso Senhor.

Um comentário:

Unknown disse...

Este texto foi muito edificante para mim. Obrigado.