OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

30/12/2010

O centro da vontade de Deus

Este é um texto encomendado (rsrs). Pediram pra escrever sobre ele e aceitei, porque, além de ser um assunto muito importante, foi a partir do meu desejo de conhecer mais sobre a vontade de Deus que minha vida tomou novo rumo.

“O centro da vontade de Deus” é uma expressão muito utilizada hoje em dia. Todos dizem que não existe lugar melhor pra estar do que “o centro da vontade de Deus”. Mas afinal onde fica isto? Qual o caminho pra se chegar lá? Tem algum atalho? Consigo chegar nesse lugar ainda vivo?

Quando Deus me chamou para o ministério fiquei meio sem rumo. Estava no meio da faculdade de engenharia elétrica e acreditava que estava “no centro da vontade de Deus”, pois tinha paz no meu coração em relação ao curso que estava fazendo. Gostava, me dava bem nas matérias e tudo ia muito bem. Mas o Senhor me incomodou e me disse claramente que a alegria que sentiria vendo a finalização de uma usina hidroelétrica (naquela época ainda não estagiava na VA Tech) nunca se compararia àquela alegria que estava sentindo (quando vi a conversão de um amigo meu).


Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15.7


A partir de então, comecei a tentar entender a vontade de Deus e buscá-lo. Foi um tempo gostoso; comecei a ler mais a bíblia e buscar mais a Deus. Tomei gosto pela leitura. O primeiro livro que li foi “O mistério da vontade de Deus”. Acreditava que ao terminar de ler eu teria uma resposta sobre pra onde ir ou o que fazer, mas não aconteceu. Li muito a bíblia nesse período e também orei bastante. Mas não encontrava resposta e esta busca me parecia um pouco vazia e sem sentido. Percebi que a intenção do meu coração era ter uma resposta, porque não conseguia viver com ansiedade de não saber o que Deus queria de mim e o que Ele faria da minha vida.

A maneira como me achegava a Deus era algo do tipo:

— Deus pra onde eu vou?

E ele me dizia:

— Vamos por aqui e...

Antes de Ele terminar de dar as instruções já seguia o meu caminho, sozinho, até que dava com a cara no muro. Então voltava pra Deus de novo e perguntava já meio bravo:

— O Senhor não disse que era por aqui?

— Disse, mas você me interrompeu no meio da conversa! Era para a gente ir junto e a gente tinha que ter virado à esquerda umas três quadras atrás.

Foi então que entendi que o “centro da vontade de Deus” não é um lugar a se chegar, mas um caminho a ser percorrido. Um caminho a ser percorrido com Ele. Percebi que Ele não me dava todas as respostas de uma vez pra que assim eu ficasse sempre próximo dEle pra perguntar sobre o próximo passo e manter um relacionamento constante e permitir que nossa intimidade crescesse.

Muitas vezes este caminho está escuro e não conseguimos enxergar onde dar o próximo passo. E devemos entender que é assim a vida de quem é nascido do Espírito.


O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. João 3.8


Pode ser que nesse caminho tenha obstáculos. Mas termos a certeza que Ele estará conosco neste caminho. E realmente não existe lugar melhor pra se estar do que “no caminho da vontade de Deus”.

Que o nosso Deus nos ajude a ter uma vida de devoção constante e fiel!

2 comentários:

Samuel disse...

muito bom o texto, q Deus o continue a abençoar e que continuemos sempre percorrendo o melhor caminho e mantendo-nos sempre no centro da vontade de Deus!!!
abração Josué!

ludimílian.coelho disse...

Olá Zé,
gostei do texto...
realmente estar no Centro da Vontade de Deus é estar justamente onde ele te quer... e isso Ele nos mostra diariamente... nos guiando passo a passo. Que Deus continue te abençoando e direcionando sua vida a fim de que seus pés não vacilem, nem desviem do caminho que Ele quer que você percorra. Na mesma fé, Lud