OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

15/07/2008

Notícias dop Zeh, enviadas no dia 12 de julho

Continuo vivo!
Sou imensamente grato por lembrarem de mim em suas oracoes! Tenho sentido a diferenca!
As ultimas noticias sao:
Semana passada fomos para Aileu, eh uma cidadezinha (como todas aqui) que fica subindo a montanha, muito legal demais! Chegamos la no sabada a noite e no domingo de manha fomos para Liquidoe (um vilarejo e mais acima, faz muito frio la) assistir a um culto. A igreja estava cheia. Em Liquidoe o dialeto e o mambai, eh tipo uma derivacao do tetum. Eles nao tem a Biblia em sua lingua. Gostei muito de Liquidoe, muito mesmo. Neste dia almocamos na casa do pastor da igreja, uma casa bem simples, de chao batido, bambu, e tal. Logo apos o almoco voltamos para Aileu.
Na segunda-feira comecamos as aulas. Comecei com o curso de instalacoes eletricas para 17 alunos e no comeco estava parecendo que eles nao estavam entendendo nada. Pra piorar fiquei sabendo que teriamos soh ate a quinta-feira de manha para terminar o curso. Mas gracas a Deus, na quinta-feira, realizamos uma provinha e pude perceber que eles entenderam sim, mais do que eu imaginava. E no final eles me presentiaram com um `tais` (eh tipo uma facha que se usa sobre os ombros) e disseram que era uma lembrancinha para eu nao esquecer deles. Ah, antes que eu me esqueca eles mandaram saudacoes pra minha familia.
Ate q to me virando bem com o tetum aqui, da pra puchar uns assuntos, e alguns entende um pouco o portugues tambem, dai fica facil.
Na quinta-feira a tarde voltamos pra Dili e fui pra casa do Marquinhos e a Pri. Ainda nao tinha visto o Marquinhos por que ele estava em um congresso na tailandia. Conheci a casa deles, jantamos e ficamos conversando ate duas horas da manha. Foi um tempo muito bom pra matar a saudade e abrir o coracao tambem. Eles me contaram das dificuldades que estavam passando e como tem sido a vida aqui no Timor.
Na sexta-feira a Lula veio pra ca, rsrs. Ele foi visitar o SENAI daqui e la tava cheio de brasileiro por la.
No finalzim da tarde fomos pra prai ver o sol se por. Eh bonito demais, e eh engracado ver o sol se por onde ele nasce, rsrs...
Tirei uma foto de um quiosquinho abandonado que daria certinho pra uma lanchonetezinha (Acai & Acali)
Hoje (sabado) fomos almocar com um rapaz chamado Jose Ricardo Silva. Ele eh o que eles chamam de `legal adviser` (eh uma pessao que tem trabalhado aqui no governo e tem uns contatos legais com os ministros). A ideia era saber das possibilidades de se trabalhar no Timor na area de energia e tal. Conversamos bastante, falei um pouco de umas ideias que tenho. Nao eh tao simples assim trabalhar por aqui. Ele ficou de me mandar o planejamento energetico do Timor para os proximos 5 anos e vou analisar e ver como posso desenvolver um trabalho de pos-graduacao em cima disto. O cara eh bem crente mesmo, e eh bom demais ver gente crente envolvida no governo, tendo a possibilidade de alcancar `ita boot` (pessoas importantes). E pra minha surpresa o cara eh mocoquense, hehe, e tem parentes que moram em sao jose do rio pardo. A tia dele eh a Regina que trabalha no forum (a mae ou a tia shirley deve conhecer, neh?).
Conheci tambem um cara crente crente. Eh o pastor Carlos. Ele eh timorense e tem trabalhado com a traducao de biblia para o tetum. Homem simples, mora em uma casinha bem simples tambem com a esposa, a filha e a neta (deve ter mais gente morando lah, mas soh vi essas). Ele vive com 200 dolares por mes (pra viver em timor eh pouco - as coisas aqui sao muito caras). Mas o cara eh homem de Deus mesmo, nao ligar pra isso e o sorriso no rosto nao nega a seriedade de seu compromisso com o Pai.
Amanha estaremos indo para Liquica (cidade que o Marquinhos e a Pri estao pensando em morar) assistir o culto e de la vamos pra Baucau onde ficaremos duas semans ministrando cursos e tera o congresso com os jovens!
Bom acho que as noticias sao essas...
O acesso a inet aqui eh mto dificil e caro. A hora dessa lan aqui sao 4 dolares, mas pelo menos dah pra acessar os e-mails.
Fiquem com Deus!Abraco pra todos!
Josue/Tato/Zeh

Nenhum comentário: