OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

01/09/2008

Lutando pela Glória de Deus

Outro dia estava lendo a história de Davi e Golias, quando me deparei com o versículo 48 do capítulo 17 de 1 Samuel: "Sucedeu que, dispondo o filisteu [Golias] a encontrar com Davi, este [Davi] se apressou e, deixando suas fileiras, correu de encontro ao filisteu".

Tem um pequeno detalhe neste versículo que me chamou muito a atenção. Até então eu tinha uma outra idéia a respeito desta luta.

Sempre via o Davi lá, corajoso, mas na dele. Na defensiva. Esperando o momento certo de atacar.

Mas não! Após Davi declarar tudo o que haveria de acontecer ele sai correndo em direção ao gigante e... o final agente já sabe.

Isto me fez pensar em algumas lições práticas e gostaria de compartilhar com vocês.

1) Devemos enfrentar nossos problemas

Quantas vezes não preferimos ir empurrando o problema a tentar resolvê-lo? O problema pode ser um assunto de trabalho, uma questão de relacionamento, uma tarefa que deva ser feita. Ou então o problema pode ser aquela palavra que não dizemos pra nossos amigos não-cristãos - palavra de amor ou exortação. Ou aquela decisão que há anos estamos esperando tomar. Até mesmo uma ferida na nossa alma, uma mágoa, um pecado...

A verdade é que quem sai perdendo nesta história somos nós, pois Deus permite estes problemas nas nossas vidas para que possamos crescer na nossa caminhada cristã.

Naquele versículo de 1Samuel vemos que Davi sabia em quem cria, tinha plena certeza doque Deus poderia fazer e sem duvidar, com coragem e sem demora, correu em direção ao seu problema e logo o resolveu.

2) Alguns problemas temos que enfrentar sozinho

Às vezes queremos que outros resolvam nossos problemas. Saímos contando pra todo mundo a respeito dele na esperança de alguém ter uma resposta, uma solução ou até então que assuma o problema para si.

O versículo também diz que deixando suas fileiras, [Davi] correu de encontro ao filisteu [Golias].

Davi não chamou ninguém do exército para ir com ele. Aquela era uma luta que ele lutaria sozinho, crendo que Deus o ajudaria.

Assim como Davi, temos que acreditar que Deus irá ajudar a resolver nosso problema.

3) A vitória sobre o problema glorifica a Deus

Quando vencemos uma batalha Deus é glorificado. Se diariamente nos mostramos pessoas que lutam, que buscam reconciliação de relacionamentos e não fingimento. Se vencemos o medo e a insegurança para falar de Deus para nosso amigos. Se sem demora tomamos as decisões que temos guardado na gaveta. Se, sem medo, olhamos para dentro de nós na procura de acabar com alguma questão mal resolvida, Deus é glorificado. As pessoas verão quem nosso Deus é! Porque lutamos em nome do Senhor dos Exércitos. Após vencer nosso medos, nossa insegurança, nossa dureza de corção, saberão que o Senhor salva, não com barganha, não com mentira, não com falsidade; porque do Senhor é a batalha e Ele a vencerá.

Que nosso Deus nos ajude encarar e vencer nossos problemas.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Zeh, gostei muito da meditação. Puxa, como Davi é um sujeito digno de ser estudo e entendido , seu caráter, sua coragem, suba vida.

Davi era o cara, rsrsrsr

Abraços,

Cristiano Silva disse...

Oi Josué,

Cara, desculpe pela demora, estou enrolado no serviço, por isso não tinha comentado antes.

Sua mensagem é profunda, pega um trecho bíblico pequeno e o esmiúça, tirando grandes lições para a nossa vida cristã.

Eu, particularmente, queria ser mais como Davi, e neste ponto que você levantou, ainda tenho muito a melhorar.

Deus o abençoe.

Cristiano.