OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

29/07/2008

Simplicidade

Sei que o que vou fazer é coisa de quem está sem tempo.
Mas eu estava pensando aqui, como Jesus foi simples e profundo ao mesmo tempo.
As ações dele são carregadas de grandes princípios e verdades.
Por exemplo:
- Ele pediu para os discipulos alimentarem a multidão sendo que ele podia pegar uma pedra e fazer pão pra todo mundo.
- Ele foi questionado sobre se uma mulher deveria ser morta ou não e Ele responde sobre quem questionava.
- Ele foi provocado para descer da cruz quando estava sofrendo e sentindo muita dor usando o poder que Ele tinha, ao invés de destruir quem estava atormentando-O, Ele simplesmente ficou lá até morrer.
O que mais será que Jesus fez que foi simples e profundo...
Acho que é um assunto que é bom ser pensado.

20/07/2008

Mensagens de Heróis/ Personagens do Cinema

Herói


Durante toda a história da humanidade, vários guerreiros, profetas, homens comuns e até mesmo políticos foram nomeados heróis. Alguns por merecimento, outros não. A maioria deles são lembrados até hoje por lutarem fisicamente ou verbalmente a favor da liberdade do próprio povo e da unificação do país.

Temos como um grande exemplo, o escocês William Wallace (do filme “Coração Valente”), que enfrentou tropas inglesas em busca da independência da sua nação e acabou sendo brutalmente executado como forma de acabar com qualquer rebelião.

Aqui mesmo, em nosso país, podemos citar o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele nada mais, nada menos, queria tornar o Brasil independente de Portugal e libertar os escravos nascidos aqui. Acabou preso e condenado à morte.

Paulo de Tarso, um mártir conhecido por todos os cristãos, dedicou sua vida à pregação da Palavra pelo mundo e na orientação de igrejas e relacionamentos em geral. Foi preso inúmeras vezes, apedrejado, espancado e no final de sua vida, decapitado (talvez por ter sido cidadão romano). Mas ele combateu o bom combate. Ele morreu sabendo que ali não era o seu fim. Sua vida e sua luta tinham valido à pena. E ele estava sempre alegre e confiante no Senhor, mesmo quando era só feridas e algemas.

Por último e mais importante, o Rei, que não só lutou pelo seu povo, mas por todos os homens da terra. Ele que desejava muito mais do que liberdade e independência, mas de oferecer a vida após a morte, de mostrar o verdadeiro sentido de viver e o poder do amor e da fé. Aquele que nasceu para morrer. Ele não se tornou um líder e acabou morrendo. Ele já veio como líder e disposto a morrer. E os assassinos fomos nós! Eu matei o Rei, você matou o Rei! Mas Ele não se foi para sempre, só deixando aqui um legado. Ele ressuscitou dos mortos e subiu aos céus. Mas antes Ele foi ao inferno para mostrar sua vitória e fez todo o mal tremer de desespero.

Ele está vivo e esperando que cada um aqui reconheça a sua “causa” e o aceite não como herói ou mártir, mas como o Deus que deu a vida pelos seus filhos.

15/07/2008

Sobre ser homem

O macho revestido de humanidade

Falar sobre masculinidade é um terreno perigoso, já que homem que é homem não fica falando de masculinidade (rsrsrs), mas vou arriscar, pois acho um assunto tabu e importante, tendo em vista a tsunami feminista que faz o homem contemporâneo, diante de identidades femininas tão fortes, proteger-se em dois extremos: ele pode negar qualquer coisa que o identifique com os clichês femininos, tornando-se o famoso troglodita, o macho paca, o selvagem nu e cru; ou por outro lado, até bem intencionado (talvez até demais), o homem reaja com passividade à identidade feminina, caindo em outro extremo, tornando-se então um afeminado.

O troglodita preserva o que há de mais selvagem na alma masculina, é o macho desvestido de humanidade; o afeminado, por sua vez, indo talvez em busca de se tornar um “homem melhor”, acaba assumindo uma atitude passiva e condescendente.

Conforme coloquei em post passado, que pode ser lido aqui, acredito que a verdadeira humanidade é a soma do masculino com o feminino, e homens e mulheres somente são plenamente humanos estando juntos, sendo homens e mulheres completos. Assim, para a busca de ser um homem melhor, antes de buscar minha humanidade, devo buscar ser um homem de verdade. É sendo homem que o homem chega ao mais próximo da humanidade criada por Deus.

Antes de mais nada, acredito que ser homem de verdade é ser macho guiado pela sua humanidade, e para melhor entender, creio que dois verbos podem nos ajudar:o homem tem que construir e comunicar. Sendo assim, caem por terra dois modelos de masculinidade muito fortes, mas que não se encaixam no macho humanizado, que é o do troglodita, mal encarado, que destrói: os rambos, os Chuck Norris e capitães Nascimento. O outro modelo é o do lobo solitário, o homem incomunicável, sozinho, fechado nele mesmo.

Tendo isso em vista, creio que para o homem ser homem de verdade, ele deve fazer coisas que só o homem pode fazer, seja lá o que isso seja. Por que...

... só o homem pode ser homem para outros homens.

a) na fraternidade:

Só o homem pode ser irmão de outro homem, aquela amizade próxima e íntima. Nessa amizade homem/homem, mulher não alcança... por mais que haja verdadeiras amigas/homem (no bom sentido), nunca será a mesma coisa. Esse papel, talvez, a mulher assumiu pela falta de verdadeiros amigos homens, mas somente um homem saberá entender os conflitos, as crises, as pressões e mesmo as alegrias de outro homem. Também, somente um homem pode desempenhar o papel masculino na auto-estima de outro homem. O elogio que um homem recebe de uma mulher é muito diferente da admiração recebida de um outro homem. Só um homem pode construir um outro homem com sua amizade.

b) na paternidade:
Embora muitas mães desempenhem esse papel, somente um homem pode ser um pai verdadeiro para um filho homem. Na ausência deste pai biológico, o menino homem buscará em outros homens a paternidade, com quem aprenderá a ser homem e a se comunicar entre homens.

Além do mais...
...só o homem pode ser homem para as mulheres:

Nisso, ficam de fora os famosos AGs, consolidados pela TV e pelo cinema. Muitos homens, na cobrança feminina, tem cedido sua masculinidade na busca de “entendê-las”. Acho que um homem nunca entenderá a mulher completamente, e ser insistente nisso pode causar sérios danos a já frágil masculinidade. Da mesma forma, a mulher não deve cobrar feminilidade no homem, como tem sido muito cobrado hoje. O homem tem que entender que muitas vezes ele vai decepcionar as mulheres e que ele não vai conseguir agradá-las todas as vezes, e isso não porque seja mau homem, mas sobretudo porque é homem. Quão bom seria se Adão tivesse desagradado Eva, impedindo-a de comer do fruto proibido... Ao homem cabe ser homem...

a) na fraternidade:
o homem precisa ter amigas, mas não pela ausência de amigos homens, e nem pela carência de aprovação feminina (os famosos bebezões), mas somente com a amizade feminina o homem poderá aprender a conviver com outra mulher, aceitando e compreendendo as diferenças. O homem não tem que ser como uma mulher na amizade. Ele tem que ser homem, pois também a mulher precisa saber o que é ser um homem de verdade.

b) na paternidade:
a figura do pai na construção da feminilidade é muito importante, por isso, somente um homem pode ser pai para uma menina. Isso não é tão lógico quanto parece. Somente o pai irá mostrar à menina/filha o verdadeiro papel do homem numa relação de casal (em aspectos psicológicos e afetivos e não sociais, isto é, as diferenças de afeição e preferências, e não de provedor em contraste com a dona de casa).

c) na sexualidade:
a relação homem/mulher chega onde não chega a relação homem/homem, pois só o homem foi feito para se relacionar sexualmente com uma mulher, e vice-versa. Macho e fêmea chegam ao ápice de uma relação, é onde se encontram, se conectam, corpo e alma, é quando a humanidade se faz completa. Vou mais além: o homem precisa de uma mulher para se relacionar sexualmente, e a ausência dela é tão sentida ou mais quanto a ausência da amizade, isto é, é possível, mas é doloroso e solitário, e a natureza encontrará outros meios de substituí-la, sendo alguns saudáveis, mais outros pecaminosos.

Um homem diante de Deus.
Creio que o homem será julgado diferente da mulher. Não arrisco dizer como, mas creio que Deus tem expectativas diferentes entre homens e mulheres. Assim, ao homem, Deus requer sua masculidade. Devemos buscar ser homens de verdade não para ter a admiração de outros homens; não para ter a admiração das mulheres, mas por causa de Deus, porque Deus criou o homem para ser um homem, e o julgará como tal. Quando a humanidade pecou pela primeira vez, foi ao homem que Deus procurou para cobrar satisfações, para pedir prestação de contas. Quando Deus olha para um homem, ele espera uma atitude de homem. Aos homens, serão felizes aqueles que ouvirem o chamado: “O Senhor é contigo, homem valente!” Jz. 6.12.


***** dois livros interessantes sobre este assunto. Um cristão, e outro secular:
O silêncio de Adão, de Larry Crabb
Porque os homens são assim, de Steve Biddulph.

Notícias dop Zeh, enviadas no dia 12 de julho

Continuo vivo!
Sou imensamente grato por lembrarem de mim em suas oracoes! Tenho sentido a diferenca!
As ultimas noticias sao:
Semana passada fomos para Aileu, eh uma cidadezinha (como todas aqui) que fica subindo a montanha, muito legal demais! Chegamos la no sabada a noite e no domingo de manha fomos para Liquidoe (um vilarejo e mais acima, faz muito frio la) assistir a um culto. A igreja estava cheia. Em Liquidoe o dialeto e o mambai, eh tipo uma derivacao do tetum. Eles nao tem a Biblia em sua lingua. Gostei muito de Liquidoe, muito mesmo. Neste dia almocamos na casa do pastor da igreja, uma casa bem simples, de chao batido, bambu, e tal. Logo apos o almoco voltamos para Aileu.
Na segunda-feira comecamos as aulas. Comecei com o curso de instalacoes eletricas para 17 alunos e no comeco estava parecendo que eles nao estavam entendendo nada. Pra piorar fiquei sabendo que teriamos soh ate a quinta-feira de manha para terminar o curso. Mas gracas a Deus, na quinta-feira, realizamos uma provinha e pude perceber que eles entenderam sim, mais do que eu imaginava. E no final eles me presentiaram com um `tais` (eh tipo uma facha que se usa sobre os ombros) e disseram que era uma lembrancinha para eu nao esquecer deles. Ah, antes que eu me esqueca eles mandaram saudacoes pra minha familia.
Ate q to me virando bem com o tetum aqui, da pra puchar uns assuntos, e alguns entende um pouco o portugues tambem, dai fica facil.
Na quinta-feira a tarde voltamos pra Dili e fui pra casa do Marquinhos e a Pri. Ainda nao tinha visto o Marquinhos por que ele estava em um congresso na tailandia. Conheci a casa deles, jantamos e ficamos conversando ate duas horas da manha. Foi um tempo muito bom pra matar a saudade e abrir o coracao tambem. Eles me contaram das dificuldades que estavam passando e como tem sido a vida aqui no Timor.
Na sexta-feira a Lula veio pra ca, rsrs. Ele foi visitar o SENAI daqui e la tava cheio de brasileiro por la.
No finalzim da tarde fomos pra prai ver o sol se por. Eh bonito demais, e eh engracado ver o sol se por onde ele nasce, rsrs...
Tirei uma foto de um quiosquinho abandonado que daria certinho pra uma lanchonetezinha (Acai & Acali)
Hoje (sabado) fomos almocar com um rapaz chamado Jose Ricardo Silva. Ele eh o que eles chamam de `legal adviser` (eh uma pessao que tem trabalhado aqui no governo e tem uns contatos legais com os ministros). A ideia era saber das possibilidades de se trabalhar no Timor na area de energia e tal. Conversamos bastante, falei um pouco de umas ideias que tenho. Nao eh tao simples assim trabalhar por aqui. Ele ficou de me mandar o planejamento energetico do Timor para os proximos 5 anos e vou analisar e ver como posso desenvolver um trabalho de pos-graduacao em cima disto. O cara eh bem crente mesmo, e eh bom demais ver gente crente envolvida no governo, tendo a possibilidade de alcancar `ita boot` (pessoas importantes). E pra minha surpresa o cara eh mocoquense, hehe, e tem parentes que moram em sao jose do rio pardo. A tia dele eh a Regina que trabalha no forum (a mae ou a tia shirley deve conhecer, neh?).
Conheci tambem um cara crente crente. Eh o pastor Carlos. Ele eh timorense e tem trabalhado com a traducao de biblia para o tetum. Homem simples, mora em uma casinha bem simples tambem com a esposa, a filha e a neta (deve ter mais gente morando lah, mas soh vi essas). Ele vive com 200 dolares por mes (pra viver em timor eh pouco - as coisas aqui sao muito caras). Mas o cara eh homem de Deus mesmo, nao ligar pra isso e o sorriso no rosto nao nega a seriedade de seu compromisso com o Pai.
Amanha estaremos indo para Liquica (cidade que o Marquinhos e a Pri estao pensando em morar) assistir o culto e de la vamos pra Baucau onde ficaremos duas semans ministrando cursos e tera o congresso com os jovens!
Bom acho que as noticias sao essas...
O acesso a inet aqui eh mto dificil e caro. A hora dessa lan aqui sao 4 dolares, mas pelo menos dah pra acessar os e-mails.
Fiquem com Deus!Abraco pra todos!
Josue/Tato/Zeh