OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

15/02/2009

Ansiedade

“Afasta do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros”.
Eclesiastes 11.10 (NVI)

Estava pensando sobre o que escrever, então, para conseguir falar com autoridade, decidi falar de algo que eu entendo bem – ansiedade.
Uma coisa eu posso dizer com toda certeza sobre mim é que sou ansioso. Essa é uma característica que há muito tempo venho tentando mudar. Às vezes parece que ela sumiu, mas na maioria das vezes ela está bem viva dentro de mim.
A ansiedade está diretamente ligada à falta de fé, pois se estamos ansiosos é porque não confiamos na provisão de Deus.
Se fosse escrever sobre como lidar com a ansiedade o texto ficaria muito pequeno, bastaria citar Mt 6.25-34 ou Sl 37.7, dentre tantos outros textos que se resumem em confiar em Deus e eu ainda não tenho autoridade para isso.
Vou compartilhar com vocês sobre as conseqüências da ansiedade – isso sim eu, infelizmente, sei.
Antes de falar sobre as conseqüências, precisamos deixar claro que ficamos ansiosos basicamente por duas coisas: pelo o que Deus quer nos dar e pelo o que Deus não irá nos dar. Ambos são graves, no primeiro caso a falta de confiança na bondade e amor de Deus é gritante (Mt 7.11), o segundo declara nossa falta de intimidade com Deus (Tg 4.3).
Agora vamos às conseqüências.

1a. conseqüência – temos um relacionamento “falso” com Deus.
Como podemos orar a Deus pedindo que ele nos abençoe em determinada área se não cremos que ele possa nos abençoar?
É como se chegássemos a um mendigo e pedisse para ele nos dar uma casa. Fazemos isso realmente acreditando que ele pode cumprir? Será que temos orado a Deus crendo em seu poder? (Lc 1.37, 18.27 e Mt 19.26).
Deus nos conhece! Sabe o que passa no nosso coração! Não adianta ir conversar com ele escondendo alguma coisa, se apresentar com um coração alegre e agradecido quando na verdade ele está ansioso (Fp 4.6).

2a. conseqüência – não crescemos espiritualmente.
Por não conseguir esperar em Deus e aceitar Seu tempo e por sempre querer resolver as coisas do nosso jeito, acabamos não exercitando a fé.

3a. conseqüência – tomamos decisões erradas.
Quando não esperamos, quando forçamos as coisas e tentamos resolver da nossa maneira o final não é legal. Caímos no pior lugar que poderíamos estar – fora da vontade de Deus. No final vamos parar, olhar para traz e dizer: “Devia ter esperado, devia ter confiado!”.

4a. conseqüência – pecamos contra Deus.
Considerando que pecar é não fazer o que Deus manda, pecamos quando desobedecemos a ordem de “não andar ansiosos por coisa alguma”.

Não importa o que estamos esperando, não importa o que nos deixe ansioso, enquanto nós não descansarmos em Deus isto não chegará, a ansiedade não passará.
Não existe outro jeito, se não for por Deus, você não receberá.

Que nosso Pai nos ajude a esperar nEle!

5 comentários:

Que Ele cresça e eu diminua disse...

Pois é, meu amigo, creio que a ansiedade gera dúvidas no coração. Isto impede realmente, que Deus venha agir da maneira que Ele sempre age: Gloriosamente.

Crer e confiar é para aqueles que dizem sim, sim; não, não.

Ou você crê ou fica ansioso. Disso depende toda a sua vida, tanto na parte espiritual (que é a principal), como na material (secundária, mas também importante).

“ Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar vem do maligno.” (Mateus 5:37)


Um abraço. gostei muito do blog,parabéns, vou estar acompanhando seus textos.

Visite meu blog "Que Ele Cresça" postei algo parecido com o que você escreveu.

Anônimo disse...

Nossa, Zé, eu até achei q era o post o Jônatas, do tanto q é o q a gente tem conversado e vivivo esses dias!
Sim... q nosso Pai nos ajude a esperar Nele! Amém!
Abraço!

Israel disse...

É, eu também entendo bem sobre ansiedade! É extremamente difícil vencer a ansiedade. Mas temos que depositar toda a nossa fé e esperança em Deus.

Unknown disse...

às vezes penso que a melhor forma de lidar com a ansiedade... é não ser o ansioso, rsrsrs.

Muito obrigado pela reflexão... é bom ouvir soluções, mas há muitas e são óbvias. É bom ouvir testemunhos de gente que tá lutanto. Obrigado por compartilhar a sua luta.

Grande abraço e saudade docê!

Márcia Santos disse...

Tenho pensado muito sobre isso, e o que vc falou sobre ansiedade estar relacionado a falta de fé é muito real e infelizmente é duro de admitir, as vezes me pergunto porque em determinados momentos tive tanta fé e em outros tanta ansiedade? Espero que a fé prevaleça sempre, pois sei que Ele cuida de mim.

A paz querido!