OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

23/05/2010

Esperança no sofrimento

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Romanos 5.3-4

Em última análise devemos entender que o sofrimento produzirá esperança. Vale lembrar que o sofrimento aqui apresentado pelo apóstolo Paulo não é decorrente de uma vida que desagrada a Deus ou do pecado, mas é o sofrimento por se identificar como um seguidor de Jesus. E sofrer por amor ao Senhor nos trará esperança.

Creio que esta esperança é criada no nosso coração quando passamos por estes processos apresentados nos versículos três e quatro de Romanos cinco. Primeiro devemos nos alegrar no sofrimento, acreditando identificarmos com os sofrimentos de Cristo é algo honroso e digno. E com esta alegria aguardar com paciência o resgate do Senhor que poderá vir, ou não.

Passar por estas etapas produzirá uma esperança em nós que não irá nos confundir. Enfrentar com alegria o sofrimento só é possível quando cremos que existe algo além desta vida e é lá onde está nossa esperança. Desenvolver a paciência durante o sofrimento só tem sentido quando cremos que a vida pela qual ansiamos não está neste mundo, mas na esperança de uma vida ao lado do nosso Senhor na eternidade.

Paulo nos lembra que “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15.19). Precisamos, portanto, sempre trazer à memória que fomos criados para a eternidade e olhar firme para o autor e consumador da nossa fé e que assim o Senhor, nosso Deus, nos ajude a enfrentar o sofrimento com alegria, paciência e esperança.

Um comentário:

Tábitah Carvalho disse...

Belo texto, Zé!

Meninos, não comento muito mas estou sempre por aqui! Deus abençoe vcs, sempre!

Beijos!
Táb!