OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

15/09/2008

O Salmo 23

O Salmo 23 está guardado na mente de todo cristão que conhece a Palavra. Mas ao mesmo tempo, a mensagem pregada é quase sempre do mesmo ponto de vista. Creio que este Salmo tem muito mais a acrescentar e a dizer, do que simplesmente: ”O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”, ou seja, Ele me dá tudo do que preciso, não me deixa faltar nada, me abençoa ricamente, provê minhas necessidades... Me dá, me dá, me dá.

No original, do grego, diz-se: "O Senhor é o meu pastor; nada me falta." Ou seja, nunca faltou, nem falta agora, neste momento, e nem irá faltar. Então não é uma simples promessa pro futuro, mas sim uma afirmação do presente.

A visão mais bela e mais “correta” que acho deste verso, também tirado do original é:
“O Senhor, meu pastor, não me falta.”
O escrivão da época ou quem quer que tenha escrito estes versos daquele tempo para cá, pode ter redigido de forma errada, ou com outra interpretação.
Mas, uma versão aceita por teólogos, é de que o correto seria desta forma citada acima.
Quem não falta para nós, é o Senhor (e não coisas materiais, como todos pensam). Ele é o nosso pastor, que nos guia, nos protege, nos resgata e está sempre presente.

“Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso” me traz a idéia de que naquela época, as pessoas viviam no deserto, no seco. Mas se eu estiver com Cristo, eu estarei no campo, no verde abundante, longe da seca, ao lado do rio corrente, com águas refrescantes, que me sustentam.

Este é o Salmo 23 para mim, tão simples e tão rico. Pode não estar tão certo, mas é nesta forma que prefiro meditar.

3 comentários:

Unknown disse...

Puxa, nunca tinha visto o salmo 23 por esta perspectiva... esta tradução realmente tra outro sntido ao texto.

Mas, enfim, independente do que não faltará, Deus está sempre com a gente, e Ele é suficiente para nós.

Abraços.

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus, irmãos em Cristo!

Versão, fiel a Deus e ao Seu infinito amor, pois, “O Senhor, meu pastor, não me falta.”, fidedigna de justificar a justiça de Deus...

Mas, podemos notar que os homens em seu mundo egoísta e mesquinho, na versão que sempre é apresentada, faz de uma forma que, coloca Deus na parede, afirmando que, se o Senhor é o Seu pastor, nada poderá lhe faltar!

Assim, estamos visitando o vosso blog, através da Comunidade Nacional de Blogueiros Cristãos – CNBC...

Aproveite para inserir um de nossos selos da CNBC no seu blog para identificar-lhe como membro. Acesse o endereço http://selos.blogueiroscristaos.com

Deus os abençoe e aos seus ricamente...

Fraternalmente.
James, administrador CNBC.
www.jesusmaioramor.blogspot.com

Rafael Daniel disse...

Graça e paz querido
Que benção suas palavras...sim Deus não nos falta nunca, ele sempre está por onde quer q vamos, mesmo que não percebemos. Como é bom ter essa certeza, a certeza de saber que Deus se faz presente.

Fique na paz
Rafael
http://emtuapresenca.blogspot.com