OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

11/10/2008

Benção?


Ultimamente tenho ouvido falar bastante sobre benção. Mas sinceramente não tenho gostado muito do que estou ouvindo.
O que seria uma benção, exatamente?
No AT, benção era receber algo em troca de Deus, devido à obediência de seus mandamentos, certo? Do original, benção é também visto como falar bem de alguém, ou seja, bem dizê-lo. Esdras e Neemias, em seus livros, descrevem benção como a mão de Deus sobre nós, ou seja, é uma benção ter a presença de DEUS em nós, nos guardando, cuidando e guiando (Elsbeth Vetsch).

A benção é algo muito mais espiritual do que material.
Por que todos só falam que estão sendo abençoados quando estão bem financeiramente, quando compraram uma bela casa ou fizeram um bom negócio trocando o carro por um mais novo, quando ganharam aqui ou ali, quando receberam aqui ou acolá, quando conseguiram? Ganharam, receberam, conseguiram...
Minha nossa! Será que a vida é só isso?
E DEUS? E o amor entre nós?

Não seria uma benção ter Jesus no coração e ao mesmo tempo morar numa favela?
Não seria uma benção um homem condenado a prisão perpétua se arrepender, aceitar a Jesus e amá-lo, mesmo sabendo que nunca sairá da prisão?
Não seria uma benção o fato de Deus te dar a chance de viver?
O fato de Jesus nos salvar e não termos que arder eternamente naquele fogo que não quero nem chegar perto?
O que é BENÇÃO mesmo, meus irmãos?
Posso ficar cego, de cadeira de rodas, pobre de lascar e sozinho. Vou deixar de ser abençoado? Deus não vai continuar me amando?

Quando eu tinha aproximadamente dois anos de idade, eu morava em Várzea Alegre, interior do interior do Ceará. Meu pai, que foi pra lá para exercer seu primeiro ministério, conta que havia um senhor muito, mas muito pobre mesmo, que vivia meio que no mato, em uma casa que nem se pode chamar de casa. Ele era cego e vivia sozinho neste lugar. Ele evangelizava as pessoas com sua sanfona, todos os dias. Ele ia até a cidade e tocava lá. Se não me engano cantava também. Ele é abençoado? Bem, pelo menos ele tinha Jesus e O servia do jeito que podia.
O que eu quero dizer, enfim, é que Deus nos abençoa sim, nos provendo, nos sustentando. Mas é muito mais do que isso, entendem?

A igreja tem enfatizado os bens, a prosperidade, a propriedade. Os irmãos saem do culto cheios de vontade de serem abençoados. E se não forem do jeito que querem ser ou imaginam que devem ser, acham que estão em pecado, ou que são menos amados que os outros, enquanto na verdade eles são abençoados de outras formas.

Deus abençoe você, irmão, e que Ele te encha de paz e alegria somente e tão somente pelo fato de você pertencer a Ele.

7 comentários:

Mala disse...

Concordo completamente!
Um grande abraço
As coisas materiais são muito ínfimas comparadas com conhecer Deus, que é o Reino dEle.
Bem colocado Rael!

Unknown disse...

PoxA, gostei muito do cara da sanfona. São pessoas como essas que fazem a gente se sentir mais motivado pra pregar o evangelho. Quero esta bénção, a bênção de pregar o evngelho , a bênção de ver pessoas entregues à Cristo. Ah, essa é a melhor bên''cão para um homem, eu acho.

Abraços, muito bom o post.

Anônimo disse...

Nossa!!!!!!!!! O texto ficou bom demais!!!
É isso aí... temos que aprender que o Senhor é a nossa porção e herança, não tem coisa melhor!!!
bjo pro 6 4!!!

Israel disse...

É, acho que a maior benção prum ser humano deveria ser ver gente se convertendo, se entregando a Deus...
Pra mim é também conhecer a Deus, profundamente.
Imagina, ter uma intimidade tão grande que você tá quase lá no céu, lado a lado com Deus. Uau! Isso é benção!

Unknown disse...

Tenho gostado muito dos textos postados aqui. Continue a abençoar-nos com seus textos.

Mariana de Salve disse...

É a lástima da igreja-motivacional, da pregação que recorta o Evangelho e vende bênção exclusivamente como vitória aos moldes humanos. Afinal, o que será que é ser vitorioso aos olhos de Jesus, não?

Bacana e inteligente o blog. Add-lo-ei, ok?

Cristiano Silva disse...

Excelente texto, parabéns, que Deus continue abençoando você. No sentido de suas idéias, compartilho com todos um link do fórum dos judeus messiânicos, Yeshua Chai, com um pequeno texto onde o seu autor critica a existência da Idolatria Evangélica: quando os ditos protestantes/evangélicos são idólatras, por reduzirem Deus a um mero papel de provedor de luxos e sustentar de felicidades financeiras, adoram desta forma não o verdadeiro Deus, Senhor e Salvador, mas sim um mero ídolo.

Eis o link.

Abraços!