OBS.4s: observações quadradas para um mundo redondo sobre um Deus triúno!

11/05/2009

O caminho também é estreito

A salvação em Jesus oferecida por nós, cristãos, hoje, é muitas vezes apresentada como um estilo de vida prazeroso onde conseguiremos tudo aquilo que queremos. E fazer uma apelos para as pessoas virem à Cristo com base naquilo que elas já estão querendo faz 1Co 2.14[1] não ter sentido (John Piper). E dizer que isto lhes custará apenas cinco minutos de suas vidas (respondendo “sim” à algumas perguntas) é a pior mentira que podemos contar – isto lhes custará a vida toda (Paul David Washer).

Portanto, não podemos oferecer uma salvação como se fosse algo que, aceitando, lhes dão o “direito” de ir pro céu quando morrer. Pois, com posse dela, continuarão a viver a vida como se nada tivesse acontecido, como se não ocorresse nenhuma mudança continuarão a desejar as mesmas coisas que dantes, as mesmas aspirações que o mundo anseia; não colocando o Reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar.

Na proposta de vida oferecida por Jesus em Mateus 7.13-14[2] Ele deixa claro que existe uma porta estreita e um caminho apertado. Não podemos oferecer um sem apresentar o outro. Entendo a passagem pela porta estreita como sendo o momento de nossa conversão; e é estreita no sentido da dificuldade que temos em nos render à Jesus e Seu amor, quebrando em nossos corações todos nossos conceitos já formados sobre a vida, reconhecendo que somos pecadores, arrependendo de nossa rebelião contra Deus e colocando nossa esperança e confiança somente no Senhor.

Já o caminho é a nova vida que iremos trilhar após passar pela porta e Jesus diz que este também é estreito. Compreendo este andar por caminho estreito como as dificuldades, sofrimentos, provações e privações que passamos por seguir a Cristo. Podemos passar por dificuldades em nossa vida por outros motivos e circunstâncias, como: pecado e disciplina; e devemos saber discerni-las.

Termino este texto com outras palavras de Paul David Washer sobre os dois ministérios básicos em missão:

“Ou você é chamado para descer o poço ou você é chamado para segurar a corda para aqueles que vão descer, de qualquer modo deveria haver cicatrizes em sua mão... onde estão suas cicatrizes? Quanto te custa ser cristão?”


[1] Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não podem entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

[2] Entrai pela porta estreita, porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Nenhum comentário: